Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Social e Paroquial de Chafé

Conjunto de documentação, em pasta do Ministério da Cultura, relativa a um pedido de apoio financeiro pelo Centro Social e Paroquial de Chafé ao Ministério da Cultura. Contém cópias de desenhos de arquitetura.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Designação do Processo
Centro Social e Paroquial de Chafé
Anos Início-Fim
1983-1984
Referência Inicial
Processo n.º 62/84

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1983.12.22
Última Data Registada no Processo
1984.08.10
Entidade Requerente / Beneficiária
Intervenção / Apreciação
J. de Freitas Ferraz Chefe Gabinete Ministério Cultura 1984Pessoa
António João Cisneiro Sardinha Adjunto Ministro Cultura 1984Pessoa
Síntese de Leitura

Sem data, recebido no Gabinete do Ministro da Cultura em 1983.12.22 - Pedido de apoio financeiro pelo Centro Social e Paroquial de Chafé.

A carta, endereçada ao Ministro da Cultura, começa por referir que a Paróquia de S. Sebastião de Chafé se situa na freguesia de Anha, tendo uma população de cerca de 2.800. Refere-se que a população de Chafé tem “dado o máximo do seu esforço” à resolução “os problemas de melhoramentos locais”, contribuindo com “grandes verbas para caminhos públicos, aquisição de terreno para as futuras da nova freguesia e com a construção de um novo cemitério”.

A obra de construção de um novo edifício do Centro Social e Paroquial de Chafé (a cargo de uma comissão eleita pela população) foi orçada em mais de 10.000.000$00 e “tem vindo a construir-se devido a despesas do povo de Chafé, que se cotizou para levar a bom termo esta grande realidade”. A obra recebeu também uma comparticipação de 2.500.000$00 do Centro Regional de Segurança Social de Viana do Castelo, para “acabamento de uma parte do edifício, destinada a um Centro de Dia da terceira idade”.

Descrevem-se as atividades já desenvolvidas que, por falta de local próprio, se encontram dispersas - incluindo um grupo de teatro, um rancho folclórico, uma escola de música e uma biblioteca.

A Comissão solicita que o Ministério da Cultura contribua com donativos que permitam finalizar a obra. Remete-se junto o orçamento estimado para a conclusão da obra, de 758.000$00.

1984.02.13 - O chefe do gabinete do Ministro da Cultura, J. de Freitas Ferraz, informa o diretor do Centro Social e Paroquial de Chafé que o pedido de apoio financeiro foi encaminhado para a Direção-Geral da Ação Cultural (DGAC).

1984.08.10 - Ofício da direção do Centro Social e Paroquial de Chafé, agradecendo ao adjunto do Ministro da Cultura, António João Cisneiro Sardinha, pela remessa de livros concedida pelo mesmo para o apetrechamento da Biblioteca do Centro.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social e Paroquial de Chafé. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/46651/centro-social-e-paroquial-de-chafe

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).