Centro Social e Paroquial de Chafé
Conjunto de documentação, em pasta do Ministério da Cultura, relativa a um pedido de apoio financeiro pelo Centro Social e Paroquial de Chafé ao Ministério da Cultura. Contém cópias de desenhos de arquitetura.
Identificação
Análise
Sem data, recebido no Gabinete do Ministro da Cultura em 1983.12.22 - Pedido de apoio financeiro pelo Centro Social e Paroquial de Chafé.
A carta, endereçada ao Ministro da Cultura, começa por referir que a Paróquia de S. Sebastião de Chafé se situa na freguesia de Anha, tendo uma população de cerca de 2.800. Refere-se que a população de Chafé tem “dado o máximo do seu esforço” à resolução “os problemas de melhoramentos locais”, contribuindo com “grandes verbas para caminhos públicos, aquisição de terreno para as futuras da nova freguesia e com a construção de um novo cemitério”.
A obra de construção de um novo edifício do Centro Social e Paroquial de Chafé (a cargo de uma comissão eleita pela população) foi orçada em mais de 10.000.000$00 e “tem vindo a construir-se devido a despesas do povo de Chafé, que se cotizou para levar a bom termo esta grande realidade”. A obra recebeu também uma comparticipação de 2.500.000$00 do Centro Regional de Segurança Social de Viana do Castelo, para “acabamento de uma parte do edifício, destinada a um Centro de Dia da terceira idade”.
Descrevem-se as atividades já desenvolvidas que, por falta de local próprio, se encontram dispersas - incluindo um grupo de teatro, um rancho folclórico, uma escola de música e uma biblioteca.
A Comissão solicita que o Ministério da Cultura contribua com donativos que permitam finalizar a obra. Remete-se junto o orçamento estimado para a conclusão da obra, de 758.000$00.
1984.02.13 - O chefe do gabinete do Ministro da Cultura, J. de Freitas Ferraz, informa o diretor do Centro Social e Paroquial de Chafé que o pedido de apoio financeiro foi encaminhado para a Direção-Geral da Ação Cultural (DGAC).
1984.08.10 - Ofício da direção do Centro Social e Paroquial de Chafé, agradecendo ao adjunto do Ministro da Cultura, António João Cisneiro Sardinha, pela remessa de livros concedida pelo mesmo para o apetrechamento da Biblioteca do Centro.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Centro Social e Paroquial de Chafé. Acedido em 25/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/46651/centro-social-e-paroquial-de-chafe