Edifício da Guarda Fiscal de Castelo Branco
Dossier cinza contendo uma pasta de papel da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais referente à Delegação dos Edifícios da Segurança e das Alfândegas. Possui documentação textual e gráfica relativas à construção de uma nova cobertura e de obras de beneficiação no Quartel da Companhia, Secção e Posto da Guarda Fiscal de Castelo Branco.
Identificação
Análise
S.d. [1975]: Programa do concurso a realizar a 31 de novembro de 1975, assinado pelo engenheiro diretor delegado, Ruy Mário Oliveira Pedreira de Almeida. Destina-se à apresentação de propostas para a construção de uma nova cobertura e execução de obras de beneficiação no quartel da Guarda Fiscal de Castelo Branco, cujo prazo de execução se estende até ao final desse ano.
1975.10: Memória descritiva, assinada pelo engenheiro diretor delegado (assinatura ilegível), relativa à beneficiação de coberturas no Quartel da Companhia, Secção e Posto da Guarda Fiscal de Castelo Branco. É necessário executar uma nova cobertura devido ao mau estado do existente, deteriorado em função das variações térmicas. Prevê-se uma estrutura de ripas de betão armado pré-esforçado apoiadas em alvenaria de tijolo, com assentamento de telhas. Também serão executadas beneficiações em paredes interiores e pinturas nos tetos, caixilhos e portas exteriores. Estima-se o custo de 398.960$00. Inclui mapa de medições, e peças desenhadas nas quais se assinalam as alterações (sobre os desenhos originalmente assinados pelo arquiteto Alberto Braga de Sousa).
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Guarda Fiscal de Castelo Branco. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/47562/edificio-da-guarda-fiscal-de-castelo-branco