Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Construçao de um Fontanário Lavadouro no Lugar de Oitava, Freguesia de Pias, Concelho de Lousada

Conjunto de 5 folhas de documentação, com página de apresentação onde se indica a entidade Câmara Municipal de Lousada e o âmbito Plano Comemorativo de 1966. Contém desenhos, memória descritiva e orçamento do projeto.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Construçao de um Fontanário Lavadouro no Lugar de Oitava, Freguesia de Pias, Concelho de Lousada
Anos Início-Fim
1966
Localização Referida

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1966.02.24
Síntese de Leitura

1966.02.24 - Memória descritiva do projeto de construção de um fontanário lavadouro no lugar de Oitava, freguesia de Pias, concelho de Lousada, com assinatura do Agente Técnico de Engenharia Civil Rafael [apelido ilegível].

Refere-se que o lugar de Oitava se abastece de água, durante o inverno, através de uma galeria de mina aberta sob terrenos de cultivo e, durante o verão, de um pequeno charco próximo, com condições sanitárias precárias. Explica-se que a água para substituir a nascente existente virá de um extremo da vila, junto à Adega Cooperativa, sendo necessário ligar uma nova conduta à rede, abrir vala, colocar tubagens e construir um fontanário lavadouro no local que se julgue mais conveniente.

O orçamento estima-se em 85.500$00.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Construçao de um Fontanário Lavadouro no Lugar de Oitava, Freguesia de Pias, Concelho de Lousada. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/48057/construcao-de-um-fontanario-lavadouro-no-lugar-de-oitava-freguesia-de-pias-concelho-de-lousada

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).