Cadeia Comarcã de Castelo Branco: Peças Desenhadas
Capa forrada a tecido, com inscrições impressas “M.O.P.C. / DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS / COMISSÃO DAS CONSTRUÇÕES PRISIONAIS / PEÇAS DESENHADAS”, e etiquetas “CASTELO BRANCO / ORÇAMENTO = 610.490$00 / ADMINISTRAÇÃO 5% = 30.524450” e “ARQUITECTO COTTINELLI TELMO”. Integra peças desenhadas.
Identificação
Análise
Conjunto de peças desenhadas, sem data (presumivelmente, de 1940), com assinaturas de Cottinelli Telmo e Mascarenhas Inglês. Inclui plantas do rés-do-chão e do 1.º andar, e fachadas principal e posterior. O edifício desenvolve-se em torno de um pátio; a entrada faz-se por um vestíbulo, junto do qual existe uma sala para secretaria e uma sala para magistrados, e ainda dois parlatórios; uma das alas laterais é ocupada pelas celas masculinas e a oposta pelas femininas. O piso superior é apenas parcialmente ocupado, na zona sobre a entrada, pela habitação do carcereiro. O edifício implanta-se em terreno desnivelado, segundo os desenhos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Cadeia Comarcã de Castelo Branco: Peças Desenhadas. Acedido em 25/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/49294/cadeia-comarca-de-castelo-branco-pecas-desenhadas