Cadeia Comarcã de Castelo Branco: Peças Desenhadas II
Capa forrada a tecido, com inscrições impressas “M.O.P.C. / DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS / COMISSÃO DAS CONSTRUÇÕES PRISIONAIS / PEÇAS DESENHADAS / ARQUITECTO – RODRIGUES LIMA”, e etiqueta “CASTELO BRANCO / ORÇAMENTO = 767.671$13”. Integra documentação gráfica.
Identificação
Análise
Conjunto de peças desenhadas, sem data, com as assinaturas do arquiteto Raul Rodrigues Lima e dos membros da Comissão José Beleza dos Santos e Heitor Mascarenhas Inglês. Integra planta topográfica, plantas dos dois pisos, cortes, alçados e pormenores. O edifício, de planta quadrada, desenvolve-se em torno de dois pátios. No rés-do-chão, a entrada é feita por uma zona separada por um corredor da zona das celas; entra-se por um vestíbulo que conecta com um parlatório e, do lado oposto, com a secretaria e arquivo; nesta zona anda se localiza um wc, uma antecâmara e as escadas. As celas dispõem-se acompanhando dois pátios e dois corredores. Um dos corredores vai dar a sanitários, arrecadações e aos recreios cobertos, o outro termina também em sanitários, arrecadações e na casa de trabalho. O primeiro piso ocupa apenas parte da dimensão do anterior. Há apenas uma fileira de celas com corredor desembocando em sanitários, cela disciplinar e casa de trabalho; na zona sobre a entrada localiza-se a casa do carcereiro: há 3 quartos, sala de mesa, sanitários, cozinha e terraço.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Cadeia Comarcã de Castelo Branco: Peças Desenhadas II. Acedido em 25/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/49301/cadeia-comarca-de-castelo-branco-pecas-desenhadas-ii