Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Cadeia Comarcã de Castelo Branco: Peças Escritas

Capa forrada a tecido, com inscrições impressas “M.O.P.C. / DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS / COMISSÃO DAS CONSTRUÇÕES PRISIONAIS / PEÇAS ESCRITAS / ARQUITECTO – RODRIGUES LIMA”, e etiqueta “CASTELO BRANCO / ORÇAMENTO = 767.671$13”. Possui documentação textual.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Cadeia Comarcã de Castelo Branco: Peças Escritas
Anos Início-Fim
1943
Localização Referida
Outras Referências
PT DGEMN DSARH-004/069-0111/01

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1943.03.30
Síntese de Leitura

S.d. [1943]: José Beleza dos Santos, presidente da Comissão de Construções Prisionais, assina o programa da Cadeia Comarcã de Castelo Branco, com secção para homens, secção para mulheres, serviços de contacto com o público e habitação do carcereiro. As secções de homens e mulheres devem estar separadas, a habitação do carcereiro deve ser isolada, tal como a secretaria para seu uso; o contacto do público com os reclusos é feito exclusivamente através do Parlatório; local adaptável ao serviço de culto; planta cuja disposição permita obter boa fiscalização pelo carcereiro.

1943.03.30: Memória descritiva e justificativa, assinada por José Beleza dos Santos Mascarenhas Inglês e Raul Rodrigues Lima. O corpo principal tem dois pavimentos: no rés-do-chão integra vestíbulo, parlatório, secretaria, lavabo e entrada independente para habitação do carcereiro; o primeiro piso incorpora essa habitação (sala para mesa e cozinha, três quartos, casa de banho e retrete, terraço/logradouro). As secções masculina e feminina estão separadas, havendo seis celas individuais para mulheres e dezasseis para homens; acrescem celas disciplinares, retretes, chuveiros, casas de trabalho, arrecadação e pátios de recreio coberto. O mobiliário será económico, sóbrio e resistente. Anexam-se condições especiais, caderno de encargos de betão armado, medições e orçamento, que importa em 767.671$13.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Cadeia Comarcã de Castelo Branco: Peças Escritas. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/49314/cadeia-comarca-de-castelo-branco-pecas-escritas

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).