Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica - Construção do Centro Regional de Castelo Branco - Peças Escritas

Capa de cartão laranja com etiqueta na base “INSITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA E GEOFÍSICA / CONSRUÇÃO DO CENTRO REGIONAL DE CASTELO BRANCO / PEÇAS ESCRITAS”. Contém documentação textual.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica - Construção do Centro Regional de Castelo Branco - Peças Escritas
Anos Início-Fim
1982
Localização Referida
Outras Referências
PT DGEMN DSARH-005/069-0364/03

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1982.05.26
Projeto de Arquitetura (Autoria)
José Gabriel O. Diogo Arquiteto [1981]Pessoa
Outras Especialidades (Autoria)
José Manuel B. Perez da Graça. Engenheiro Eletrotécnico [1981]Pessoa
Construção e Equipamento
A. Silva & Silva Empreiteiro 1982Organização
Síntese de Leitura

1982.05.26: Proposta da empresa A. Silva & Silva para executar a empreitada do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica – Construção do Centro Regional de Castelo Branco, após convite endereçado em 22 de abril desse ano, pelo valor de 22.952.726$00.

S.d.: Memória descritiva do Centro Meteorológico Regional, em papel do Ministério dos Transportes e Comunicações, assinado pelo arquiteto José Gabriel O. Diogo. O terreno, nas proximidades de Castelo Branco, tem área de c. 2,5 há. O edifício é de piso único, com torre dotada de piso intermédio, com área bruta de 312 m2. O estudo baseia-se no programa fornecido; integra duas áreas. A área de serviços comporta vestíbulo, gabinetes, salas, depósito de instrumentos, arquivo, instalação sanitária, terraço visível da torre e cobertura em lage. A área de habitação é constituída por 2 quartos com roupeiros, sala com kitchenette e instalação sanitária. Estrutura em betão armado, paredes duplas em tijolo cerâmico, pavimentos em betão revestidos com mosaico e manta vinílica, cobertura em lage vazada. As cantarias serão em vidraço S. Jorge amaciado.

Anexa-se memória relativa às instalações elétricas, assinada pelo engenheiro eletrotécnico José Manuel B. Perez da Graça.

O orçamento total é de 2.340.843$00.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica - Construção do Centro Regional de Castelo Branco - Peças Escritas. Acedido em 20/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/49388/instituto-nacional-de-meteorologia-e-geofisica-construcao-do-centro-regional-de-castelo-branco-pecas-escritas

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).