Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Moradia para a Junta de Freguesia de Benquerenças

Dossier cinza contendo capa de cartão com documentação textual e gráfica referente ao projeto de moradia para a Junta de Freguesia de Benquerenças, em Castelo Branco. Inclui também correspondência da Repartição Técnica da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
CorrespondênciaTipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Designação do Processo
Moradia para a Junta de Freguesia de Benquerenças
Anos Início-Fim
1977-1978
Localização Referida
Outras Referências
Dossier 1977 / Benquerenças / Junta de Freguesia

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1977.08.10
Última Data Registada no Processo
1978.12.19
Síntese de Leitura

1977.08.10: Memória descritiva e justificativa do projeto da moradia para a Junta de Freguesia de Benquerenças, assinada pelo engenheiro técnico António Carrega Pires Preto. A construção impõe-se pela inexistência de um local para reuniões dos membros da junta, “sendo estas efectuadas nas próprias residências dos elementos que fazem parte da mesma”.O edifício será implantado num terreno na E.M. 552, pertencente à Junta de Freguesia. Será constituído por dois pisos: cave – com amplo salão destinado à parte recreativa e dois sanitários, com acesso por escada exterior; e rés-do-chão, no qual se localizam sala de reuniões escritório, biblioteca, sala de estar e hall. Inclui informação sobre os materiais, ventilação e iluminação, redes de distribuição de águas e esgotos e de energia elétrica. Em anexo, existe caderno de encargos, bem como desenhos de arquitetura (implantação, alçados, plantas, cortes). 

1977.09.07: Alfredo Resende, engenheiro diretor da Direção de Urbanização de Castelo Branco (Direção-Geral dos Serviços de Urbanização), devolve o projeto da construção do edifício da Junta de Freguesia de Benquerenças ao presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco (CMCB), que necessita de alguns elementos para ficar completo. 

1978.09.15: Alfredo Resende informa que Direção de Equipamento de Castelo Branco (Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano) (DECB/DGERU) não se opõe à execução por administração direta. 

1978.12.19: Ofício assinado por Carlos Augusto Romão Castel-Branco, engenheiro da DECB/DGERU, informando o presidente da CMCB que foi autorizada a comparticipação de 580.000$00 para a construção do edifício da Junta de Freguesia de Benquerenças. 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Moradia para a Junta de Freguesia de Benquerenças . Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/49557/moradia-para-a-junta-de-freguesia-de-benquerencas

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).