Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Campo de Jogos Tramagal Sport União (TSU)

Documentação relativa ao projeto, apreciação e vistoria da obra de construção do Campo de Jogos da Tramagal Sport União. O processo encontra-se organizado dentro de um separador de papel reciclado, no qual se registou a designação “Campo de Jogos Tramagal Sport União (TSU)”.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Apreciação de ProjetoTipo de Processo
Designação do Processo
Campo de Jogos Tramagal Sport União (TSU)
Anos Início-Fim
1956-1962

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1956.12.03
Última Data Registada no Processo
1962.08.06
Entidade Requerente / Beneficiária
Entidade Utilizadora
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Intervenção / Apreciação
Oscar Netto de Freitas Inspetor-Chefe IE 1956Pessoa
Luíz Ribeiro Viana Membro IE/CT 1956Pessoa
Luís Benavente Membro IE/CT 1956Pessoa
Aníbal Mariz Fernandes Membro IE/CT 1956Pessoa
Isidro Sequeira Estrela Delegado Concelhio Abrantes IE 1956Pessoa
José dos Santos de Jesus Agente Técnico Engenharia 1962Pessoa
Júlio Grácio Nogueira Espiga Comandante Corporação Bombeiros Municipais 1962Pessoa
António Emídio Abrantes Membro IE/CT 1956Pessoa
Síntese de Leitura

1956.12.03 - Memória descritiva, assinada pelo arquiteto João Pereira Leite, relativa ao projeto para o Campo de Jogos da Metalúrgica Duarte Ferreira, que inclui campo, balneário, vestiário, instalações sanitárias para jogadores, bancadas, peão e instalações sanitárias para o público.

1956.12.07 - Parecer do Conselho Técnico da Inspeção dos Espetáculos (IE/CT), emitido por Óscar Netto de Freitas, António Emídio Abrantes, Luís Ribeiro Viana, Luís Benavente e Aníbal Mariz Fernandes. O Conselho é de parecer que o projeto seja aprovado, devendo a Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF) dividir os lugares de bancada “por traços intervalados de 0.45m” e “abrir na fachada principal os balneários, em vez de vão em arco, três vãos de porta que permitam independência de acessos às duas equipas adversárias e ao árbitro e construir divisórias que tornem igualmente o acesso ao campo independente.”

1956.12.26 - O inspetor-chefe da IE, Oscar de Freitas, remete uma cópia do parecer e um exemplar do projeto à Câmara Municipal de Abrantes (CMA), através do delegado da IE na CMA, Isidro Sequeira Estrela.

1962.03.13 - O adjunto da IE solicita ao delegado em Abrantes que notifique o presidente da direção do Tramagal Sport União de que deverá, no prazo de 10 dias, requerer à IE a vistoria geral do Campo de Jogos “Comendador Eduardo Duarte Ferreira”.

1962.08.06 - Auto de Vistoria das instalações do Campo de Jogos “Comendador Eduardo Duarte Ferreira”, do Tramagal Sport União, com presença de Isidro Sequeira Estrela, delegado concelhio, José dos Santos de Jesus, agente técnico de engenharia, e Júlio Grácio Nogueira Espiga, comandante da Corporação dos Bombeiros Municipais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Campo de Jogos Tramagal Sport União (TSU). Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/50992/campo-de-jogos-tramagal-sport-uniao-tsu

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).