Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Alteração ao Centro de Dia da Associação de Solidariedade Social Pró-Cultura Professor António Maria da Silva Leitão

Correspondência relativa ao licenciamento de um projeto de alteração. Processo em pasta de Licenciamento de Obras da Câmara Municipal de Abrantes, onde se registou o requerente - Associação de Solidariedade Social Pró-Cultura Professor António Maria da Silva Leitão e a designação da obra: “Alteração ao Centro de Dia”.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Anos Início-Fim
1996-2001
Localização Referida
Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1996.10.16
Última Data Registada no Processo
2001.07.21
Projeto de Arquitetura (Autoria)
João Fernando Martinez dos Santos Projeto de Alteração 1997Pessoa
Síntese de Leitura

1996.10.16 - Pedido de renovação de licença e isenção de taxa, remetido pela presidente da direção da Associação de Solidariedade Social Pró-Cultura Professor Silva Leitão, Irene Marques Aparício, à Câmara Municipal de Abrantes (CMA) “com o objectivo de dar continuidade à construção do edifício das futuras instalações do Centro de Dia e ATL”.

1996.12.16 - Reunião da CMA, na qual se delibera informar a Associação de que, tendo a licença já sido prorrogada duas vezes, não é possível deferir o pedido.

1997.01.13 - A Associação informa a CMA que a obra se encontra parada, esperando o deferimento de alterações já apresentadas ao Centro de Assistência Social de Santarém. Será depois entregue um projeto de alterações na CMA.

1997.06.13 - Estimativa de custos da obra de alteração do Centro de Dia e ATL, na importância de 16.013.545$50.

1997.05.07 - Memória descritiva do projeto de alterações, pelo arquiteto J. Martinez Santos. Explica-se que o projeto mereceu aprovação e que a sua execução foi iniciada, sendo as alterações propostas por “imposição dos Serviços de Acção Social da Segurança Social de Santarém [SASSS] para que o edifício possa suportar as actividades de Centro de Dia e Apoio aos Tempos Livres (ATL)”, de acordo com os requisitos mínimos essenciais para essas funções. Indica-se que estes requisitos representam uma “mudança de filosofia do programa que obriga a uma desenvolvida cozinha, assim como o aumento muito significativo da faixa etária das crianças”, e que só poderão ser cumpridos com uma ampliação posterior do edifício, prevista através do prolongamento lateral do corpo destinado a Centro de Dia.

Descrevem-se as alterações introduzidas no projeto, sendo a mais relevante, do ponto de vista plástico, a introdução de uma entrada de serviço, através da transformação de uma janela existente “numa passagem em arco abatido para acesso à cozinha”. Referem-se algumas alterações ao nível da organização do programa, nomeadamente a introdução da cozinha, de um posto médico e de uma lavandaria.

1997.06.30 - Reunião na CMA, na qual se aprova o projeto de arquitetura referente às alterações a efetuar na obra.

1998.07.15 - Aprovação do pedido de licenciamento da obra.

A licença é prorrogada em dezembro de 2000 e julho de 2001, altura em que faltava apenas aplicar mosaicos e serralharias.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Alteração ao Centro de Dia da Associação de Solidariedade Social Pró-Cultura Professor António Maria da Silva Leitão. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/51209/alteracao-ao-centro-de-dia-da-associacao-de-solidariedade-social-pro-cultura-professor-antonio-maria-da-silva-leitao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).