Casa do Povo de Salvaterra de Magos
Capa de papel do Arquivo do Ministério das Corporações e Previdência Social – Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, com referência à Casa do Povo de Salvaterra de Magos, contendo documentação textual.
Identificação
Análise
1940.11.16: Referência à grave crise de trabalho que se faz sentir em Salvaterra de Magos, afetando especialmente os trabalhadores rurais. A questão mantém-se em 1945.
1948.08.06: Relatório da inspeção à Casa do Povo de Salvaterra de Magos, assinado pelo subinspetor Alberto Perestrelo de Sousa Ferreira. No ano de 1945 verificou-se uma significativa desistência de sócios.
1948.04.29: Relatório da inspeção à Casa do Povo de Salvaterra de Magos, assinado pelo assistente da Junta Central das Casas do Povo, Joaquim da Mota Correia Pires. Sugere transformação da sala destinada a reuniões da direção em biblioteca, e que se aproveite o salão de festas durante o dia para o curso de lavores. A Casa do Povo possui posto médico e foi instalado um aparelho de T.S.F., tornando-se também num local de convívio.
1959.03.11: Relatório da inspeção à Casa do Povo de Salvaterra de Magos, assinado pelo subinspetor António da Cruz Rodrigues. Refere o pedido de subsídio para construção de um anexo ligado ao edifício para instalação de um posto médico. Atualmente, o posto funciona em duas pequenas salas (gabinete do médico e gabinete de tratamentos), que se poderiam destinar a sala de leitura. O salão onde então funciona essa sala não é adequado, sobretudo porque “a partir das vinte e uma horas fica quase às escuras o espectáculo da Televisão”.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Casa do Povo de Salvaterra de Magos. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/55401/casa-do-povo-de-salvaterra-de-magos