Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Adega Cooperativa de Tavira

Conjunto de três pastas simples com o mesmo nome manuscrito; dois números de processos diferentes, atribuídos pela 3ª Repartição da Junta de Colonização Interna (JCI) e números sequenciais nas respetivas lombadas. Contém também manuscrito na capa a indicação de se tratar da 2ª fase da obra.

A primeira capa corresponde a memórias descritivas e justificativas dos projetos de arquitetura e estabilidade,  cálculos, medições e orçamento. Contém também um resumo orçamental.

A segunda capa corresponde às peças desenhadas referentes ao processo da primeira capa. è constituída por plantas topográfica e de localização, plantas de pisos, alçados, cortes e pormenores. 

A terceira e última pasta é referente à informação 36/XVIII e corresponde ao projeto da 1ª fase de ampliação do conjunto construído. É constituída por memória descritiva e justificativa, estimativa orçamental, peças desenhadas como plantas e cortes  referentes ao edifício principal e memória descritiva e justificativa, caderno de encargos, cálculos de estabilidade, orçamento e peças desenhadas (plantas, alçados e cortes) do edifício a construir: casa do guarda.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1960-1965
Localização Referida
Referência Inicial
Processo n.º 11078
Processo n.º 12708
Outras Referências
82a e 866
82b, 412a e 867
82c, ilegível e 868
Referência Outros Arquivos

AHSGMADRP - Arquivo Histórico da Secretaria-Geral do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (à guarda do ANTT)

Produtor do Processo

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1960.06
Última Data Registada no Processo
1965.07.26
Entidade Utilizadora
Projeto de Arquitetura (Autoria)
João Pedro Polónia Engenheiro Civil 1960Pessoa
António Augusto Davies Grancha Engenheiro Civil ampliação 1965Pessoa
Projeto Estabilidade (Autoria)
João Pedro Polónia Engenheiro CivilPessoa
Síntese de Leitura

1960.06.00 - Construção do edifício principal a partir da demolição de um barracão pré-existente já dedicado à atividade vinícola.  "O projeto da Adega Cooperativa de Tavira foi elaborado de acordo com o Esquema Funcional fixado pelo Gabinete de Estudos da Junta Nacional do Vinho e tendo em atenção as alterações propostas no Ante-projeto, oportunamente aprovadas". 

Elaborou-se um projeto com vista ao aproveitamento do existente e à máxima economia da obra o que não deixou de condicionar algumas das soluções apresentadas, sem, no entanto, descorar o aspecto estético do conjunto nomeadamente na fachada principal: "...a que fica orientada a Norte, paralela à Estrada Nacional, n.º 125 Tavira - Vila real de Santo António, cuidando-a mais sob ponto de vista estético, sem prejuízo do aspecto económico que sempre se atendeu". 

A 1ª fase de construção pressupôs a criação de cinco zonas distintas no edifício principal: armazenamento e laboração; fermentação; destilaria; serviços técnicos e administrativos; e instalações sociais e sanitárias do pessoal da adega. Fora do edifício principal prevê-se a construção do tegão, da casa da báscula e da arrecadação da lenha. 

O edifício é constituído por fundações em alvenaria de pedra irregular, estruturas em pilares e viga em betão armado, paredes em alvenaria de tijolo, coberturas em laje de betão e acabamentos em reboco e caiação. 

Estão ainda previstos no projeto os trabalhos de terraplanagem, execução de pavimentos de circulação e das redes de esgotos, água e eletricidade. 

1965.07.26 - O projeto de ampliação do edifício principal da adega "...compreenderá a execução de um edifício em que fiquem integrados os depósitos subterrâneos e aéreos, num corpo em tudo idêntico ao da fase inicial, e ainda de zonas destinadas a destilaria e engarrafamento".

A poente do edifício principal está prevista a construção da "casa do guarda" e do "armazém de lenhas". Um edifício de dois pisos, estrutura em betão armado, alvenaria de tijolo furado e cobertura em telhado de telha do tipo "marselha" assente em estrutura em madeira. E armazém lateral com cobertura em terraço. 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Adega Cooperativa de Tavira. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/8082/adega-cooperativa-de-tavira

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).