Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Miranda do Douro - Projecto Edifício para Serviços Postais

Processo em capa preta com símbolo dos Correios de Portugal e a designação “Miranda do Douro - Projecto Edifício para Serviços Postais” Contém um projeto de arquitetura (não construído) para o edifício dos CTT em Miranda do Douro, incluindo peças escritas e desenhadas. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1977

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1977.07.22
Síntese de Leitura

1977.07.22 - Memória descritiva e justificativa do projeto de um edifício para os CTT, a construir pela Empresa Pública Correios e Telecomunicações de Portugal num terreno na Rua do Paço [terreno do atual edifício], assinada pelo arquiteto José Pedro de Macedo.

A memória refere que o projeto respeita os alinhamentos indicados pelo arquiteto urbanista de Miranda do Douro, cedendo “pequenas parcelas de terreno dos CTT, destinadas ao alargamento dos arruamentos que o delimitam”. Refere ainda que o edifício tem “características arquitectónicas actuais”, procurando, “no entanto, integrar-se no ambiente local” através de jogos de volumes e utilização de materiais característicos da região. Associam-se a estes materiais tradicionais o “betão aparente devidamente tratado”, tendo-se procurado “tirar partido do contraste betão-pedra”.

Enuncia-se o programa do edifício, que inclui, no primeiro piso, sala de público, exactoria, manipulação, arquivo, guarda de valores, instalações sanitárias, coberto de motorizadas e arrumos. No segundo piso situa-se a residência do chefe da estação.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Miranda do Douro - Projecto Edifício para Serviços Postais. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/8932/miranda-do-douro-projecto-edificio-para-servicos-postais

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).