Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Arranjo da Zona do Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro - Escola Primária - Anteprojecto

Processo em capa não original, com a designação “Arranjo da Zona do Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro - Escola Primária - Anteprojecto”, contendo as peças escritas e desenhadas de um projeto não construído para uma escola primária no interior das muralhas de Miranda do Douro.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Arquivo / Biblioteca
Tipo de Processo
Projeto de ArquiteturaTipo de Processo
Anos Início-Fim
1969

Análise

Primeira Data Registada no Processo
1969.10
Projeto de Arquitetura (Autoria)
Síntese de Leitura

1969.10 - A memória descritiva e justificativa, assinada por F. Lobato Guimarães, começa por enunciar o programa do núcleo escolar de “4 salas de aula, repartidas igualmente, por duas escolas, com 2 escolas para cada um dos sexos masculino e feminino, funcionando independentemente”, contando-se com uma média de 40 alunos por turma. Quanto ao terreno, encontra-se assinalado no “plano de urbanização da cidade para uma construção escolar”. Considerando-se um “terreno perfeitamente livre que quaisquer condicionantes […] com este edifício escolar completa-se o arranjo da Zona envolvente do Antigo Paço Episcopal”.

Quanto ao partido adoptado, refere-se “a preocupação dominante de se obter um edifício escolar com funcionamento de plantas muito simples e de construção muito económica” e, quanto ao partido estético, refere-se que esta simplicidade “presidiu também a pretensão de este se integrar tanto quando possível nos processos e técnicas de construção tradicionais”.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Arranjo da Zona do Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro - Escola Primária - Anteprojecto. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/8945/arranjo-da-zona-do-antigo-paco-episcopal-de-miranda-do-douro-escola-primaria-anteprojecto

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).