Arranjo da Zona do Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro - Escola Primária - Anteprojecto
Processo em capa não original, com a designação “Arranjo da Zona do Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro - Escola Primária - Anteprojecto”, contendo as peças escritas e desenhadas de um projeto não construído para uma escola primária no interior das muralhas de Miranda do Douro.
Identificação
Análise
1969.10 - A memória descritiva e justificativa, assinada por F. Lobato Guimarães, começa por enunciar o programa do núcleo escolar de “4 salas de aula, repartidas igualmente, por duas escolas, com 2 escolas para cada um dos sexos masculino e feminino, funcionando independentemente”, contando-se com uma média de 40 alunos por turma. Quanto ao terreno, encontra-se assinalado no “plano de urbanização da cidade para uma construção escolar”. Considerando-se um “terreno perfeitamente livre que quaisquer condicionantes […] com este edifício escolar completa-se o arranjo da Zona envolvente do Antigo Paço Episcopal”.
Quanto ao partido adoptado, refere-se “a preocupação dominante de se obter um edifício escolar com funcionamento de plantas muito simples e de construção muito económica” e, quanto ao partido estético, refere-se que esta simplicidade “presidiu também a pretensão de este se integrar tanto quando possível nos processos e técnicas de construção tradicionais”.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Arranjo da Zona do Antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro - Escola Primária - Anteprojecto. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/documentacao/processos/8945/arranjo-da-zona-do-antigo-paco-episcopal-de-miranda-do-douro-escola-primaria-anteprojecto