Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Escola Básica do 1.º Ciclo n.º1, BragançaEscola da Estacada, Bragança

De acordo com a informação disponível no Sistema de Informação para o Património Arquitectónico, a Escola Primário da Estacada foi construída em finais de 1939 - em simultâneo com as escolas de S. Sebastião, da Estação e do Loreto. Estas escolas seguiam um projeto-tipo do arquiteto Rogério de Azevedo, elaborado em 1935.

A escola é anterior ao edifício da Casa de Trabalho Doutor Oliveira Salazar, que se veio implantar em terreno anexo na década de 1940. Em 1966, altura em que se operavam obras de reparação no conjunto de escolas construídas em 1939, o diretor da Casa de Trabalho manifestou-se contra a construção de um muro em torno do terreno da escola primária, já que este reduziria as dimensões dos recreios das duas instituições, sem efetivamente criar uma separação entre elas, “pois a altura permite que os rapazes passem com toda a facilidade de um para o outro lado”. Aquando da realização das obras, as escolas ainda não dispunham de energia elétrica, sendo esta uma exigência da Câmara Municipal de Bragança.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
1939

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Avenida Cidade de Zamora, Bragança
Distrito Histórico (PT)
BragançaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PrimáriaTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

 A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base nas diferentes fontes documentais encontradas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica do 1.º Ciclo n.º1, Bragança. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/10140/escola-basica-do-1-ciclo-n-1-braganca

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).