Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alvito
A Associação dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Alvito, fundada em 1950 e instalada então no centro da Vila, dirige-se ao Ministro das Obras Públicas, a fevereiro de 1974, expondo a situação das instalações: para lá dos arruamentos estreitos, pouco mais largos do que as próprias viaturas, quer o parque de viaturas (com pouco mais de 80m2), quer as acomodações para “utilização cultural” eram, segundo a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, “deficientíssimas e incompatíveis” com o desempenho de funções de uma Corporação de Bombeiros. Dadas as precárias instalações do então quartel, parecia justificar-se a construção de um novo edifício.
Para a sua realização, a Câmara Municipal de Alvito cedeu o terreno com as condições indispensáveis.
Em novembro de 1979 é aprovado o projeto definitivo do Quartel, pela Direção-Geral do Equipamento Regional e Urbano, e o início dos trabalhos da obra dá-se sete meses depois.
No ano de 1983 abre-se novo concurso público, pois segundo o Engenheiro-Diretor do Equipamento Regional e Urbano, “dada a má situação financeira do empreiteiro, não se vislumbra qualquer possibilidade de o mesmo poder concluir os trabalhos que lhe foram adjudicados”. Os trabalhos foram retomados em julho do ano seguinte.
O auto de receção definitiva do edifício data de 1987.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em março de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alvito. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1447/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-alvito