Campo da Feira, Montalegre
Em 1964, a Câmara Municipal de Montalegre começou a projetar a transferência da feira de gado que então se realizava no Largo do Toural, para o terreno onde hoje se encontra o Campo da Feira. Não correspondendo este ao previsto no Anteplano de Urbanização, a Câmara justificava a sua proposta pela facilidade de obtenção da ampla superfície de terreno necessária para responder a uma expectável grande afluência, por esta ser uma zona abrigada dos ventos dominantes e também por permitir afastar a circulação do gado do centro da vila.
O projeto foi aprovado pelo Ministro das Obras Públicas em fevereiro de 1965, com orçamento estimado em 3.500.000$. Nesta altura, a Câmara Municipal solicitou ao Ministro que atribuísse caráter de urgência às expropriações necessárias para a execução do projeto, já que desta estava dependente a urbanização do Largo do Toural, onde se já se localizavam os Paços do Concelho e para onde se projetava o edifício do novo Tribunal. Ainda no mesmo mês, foi submetida uma proposta de comparticipação na Direção-Geral dos Serviços de Urbanização e, em março de 1965, foi concedida a comparticipação de 50.000$00 pelo Fundo de Desemprego à Câmara Municipal de Montalegre. Entre outubro de 1965 e novembro de 1968, a comparticipação foi reforçada três vezes, num total de 323.400$00.
Desconhece-se a data de conclusão da obra e o seu custo total. Em julho de 1972, a obra ainda não se encontrava concluída, constando de uma lista de 31 obras em curso no concelho de Montalegre, comparticipadas pela Direção-Geral dos Serviços de Urbanização.
Análise
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes documentais e legislação.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Campo da Feira, Montalegre. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1576/campo-da-feira-montalegre