Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Sede da Associação Recreativa e Cultural de Pardieiros, Arganil

Em1978.09.22, o Engenheiro Eletromecânico António Carvalhais apresentou um estudo do projetos de arquitetura para a construção da sede da Associação Recreativa e Cultural de Pardieiros, em Benfeita, Arganil. O edifício de três pisos, "destinado a fins recreativos e culturais", tem como espaço principal "um salão polivalente, onde se poderá fazer projeção de filmes culturais, um bar com cozinha de apoio" no 1º piso, "recinto suficientemente amplo para a prática de algumas modalidades de desporto podendo também funcionar para apoio de atividades teatrais.

Quanto ao aspecto,

"Deu-se movimentação às fachadas com a criação de diferentes planos, enquadrando tanto quanto foi possível com a arquitetura da região, aproveitando para esse fim os materiais locais."

Na altura, o custo da obra estava estimado em 2.160.00$00.

Em Agosto de 1978, uma nova versão do projeto foi apresentada, desta vez não assinada. A Memória Descritiva e Justificativa retoma os termos e expressões da anterior, assim como o projeto segue a mesma linha, o que pode ser indicativo do mesmo autor. O projeto prevê espaços para Biblioteca, Direção, Arquivo e Seção Desportiva no 3º piso.

A estimativa orçamental apresentada reajusta o valor da obra para 5.880.000$00.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
c. 1980 [atr.]
Comunidade

Localização

Localização
Lugar
Pardieiros
Morada
Rua Olivença
Distrito Histórico (PT)
CoimbraDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

As sedes das Associações Recreativas e Culturais e Comissões de Melhoramentos dos lugares e freguesias de Arganil são uma expressão material do fenómeno do regionalismo, particularmente intenso da região da Beira Serra, como destaca Rocha-Trindade (2009). Estas entidades, normalmente sediadas na Casa de Arganil em Lisboa, congregavam naturais da terra que tinham emigrado ou se instalado na capital e prosperado economicamente, o que lhes dava a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do seu lugar de origem.

No caso de Arganil, muitos destes edifícios foram projetados pelo mesmo projetista, um engenheiro eletro-mecânico que coordena um gabinete de projetos na vila, como é o caso desta obra. Em alguns casos, os projetos de especialidades foram desenvolvidos pelo Gabinete de Apoio Técnico local.

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Sede da Associação Recreativa e Cultural de Pardieiros, Arganil. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/15795/sede-da-associacao-recreativa-e-cultural-de-pardieiros-arganil

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).