Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde foi fundada a 10 de Setembro de 1982.

O projeto do quartel-base foi elaborado conjuntamente pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pelo Gabinete de Apoio Técnico de Castro Verde, tendo-se iniciado os trabalhos de obra em Junho de 1988.

O auto de receção definitiva da obra foi feito em Maio de 1993.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1993
Comunidade

Localização

Morada
R. da Seara Nova
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

A solução adotada no aspecto arquitetónico e funcional deste edifício é a mesma do Quartel dos bombeiros de Viana do Alentejo, tendo sofrido algumas alterações, face ao original, quer por retificações impostas pelo Serviço Nacional de Bombeiros (S.N.B.), quer por aspectos funcionais de adaptação à localização.

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em março de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde . Acedido em 16/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1584/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-castro-verde

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).