Quartel dos Bombeiros Voluntários de Odemira
A necessidade de um quartel para os Bombeiros Voluntários de Odemira torna-se evidente no final da década de 1970.
Numa exposição ao Ministro da Habitação e Obras Públicas, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira deixa clara a urgência da construção de novas instalações. Num concelho com tão vasta extensão, a população dispersa, território predominantemente rural, “de matas de eucaliptos, pinheiros e montados de sobro e azinho”, onde a elevada incidência de incêndios florestais e acidentes rodoviários são uma preocupação, justifica-se a criação de uma infraestrutura adequada para garantir a prontidão e a conservação dos meios operacionais da corporação, que até então deixa as viaturas “estacionadas ao rigor do tempo, com todos os graves inconvenientes de conservação e pronta atuação”.
O projeto foi aprovado por despacho do Diretor-Geral do Equipamento Regional e Urbano a 23 de abril de 1979, a mesma data em que o Presidente da Câmara Municipal de Odemira delibera ceder à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários o terreno necessário para a construção do quartel.
A obra teve início a 3 de junho de 1980 , sendo o projeto sujeito a sucessivos ajustamentos, incluindo a necessidade de adaptação às normas da Direção-Geral de Planeamento Urbanístico . O orçamento inicial, de 8 000 contos, sofreu revisões, aumentando o valor global da empreitada . A construção do quartel representou um avanço significativo na estruturação dos serviços de proteção civil em Odemira, dotando a corporação de melhores condições operacionais.
O Auto de Receção Definitiva data de 9 de abril de 1986, dando-se por concluída a obra.
Análise
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Quartel dos Bombeiros Voluntários de Odemira. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1590/quartel-dos-bombeiros-voluntarios-de-odemira