Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Sines

O Posto da Guarda Nacional Republicana, em Sines, começou a ser discutido entre a Delegação das Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfandegas e a Câmara Municipal de Sines no final da década de 1960.

Algumas dificuldades de financiamento, tanto por parte do Estado como da Câmara atrasaram o desenvolvimento deste projecto, tendo sido só mais tarde feita a proposta de comparticipação integrada no Plano de Melhoramentos de 1971.

Em março de 1971 é aberto o concurso de empreitada que não teve consequência pois o projecto não avançou para construção levando à anulação da comparticipação previamente concedida. 

Novos esforços surgem em Dezembro de 1977, observando-se no entanto que o projecto desenvolvido durante os primeiros esforços se mostrava insuficiente para o efectivo de 35 pesssoas então aumentado.

Segundo cronologia do municipio, o posto da Guarda Nacional Republicana no Castelo de Sines (instalações anteriores) foi extinto em 1981, altura em que estes serviços terão sido realocados para a actual sede na rua Poeta António Aleixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Comunidade

Localização

Localização
Morada
Rua Poeta António Aleixo 12B, 7520-171 Sines
Distrito Histórico (PT)
SetúbalDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
CosteiroContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Proprietário
Utilizador

Cronologia de Atividades

Atividades

A informação constante desta página foi coligida por Sofia Diniz e  Leandro Arez, em setembro de 2024, com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Sines. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1725/posto-da-guarda-nacional-republicana-gnr-sines

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).