Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Sines
O projeto do Posto da Guarda Nacional Republicana, em Sines, começou a ser discutido entre a Delegação das Obras de Edifícios de Cadeias, das Guardas Republicana e Fiscal e das Alfandegas e a Câmara Municipal de Sines no final da década de 1960.
Algumas dificuldades de financiamento, tanto por parte do Estado como da Câmara, atrasaram o desenvolvimento deste projecto, tendo sido só mais tarde feita a proposta de comparticipação, integrada no Plano de Melhoramentos de 1971.
Em março de 1971 é aberto o concurso de empreitada que não teve consequência pois o projecto não avançou para construção levando à anulação da comparticipação previamente concedida.
Novos esforços surgem em Dezembro de 1977, observando-se no entanto que o projecto desenvolvido durante os primeiros esforços se mostrava insuficiente para o efectivo do posto, desde entºao amumentado para 35 pessoas e perante a "possibilidade de passar de Posto a comando de Secção". Tornava-se necessária a elaboração de novo projeto, para instalações de maiores dimensões.
Segundo cronologia do municipio, o posto da Guarda Nacional Republicana no Castelo de Sines (instalações anteriores) foi extinto em 1981, altura em que estes serviços terão sido deslocados para a actual sede na rua Poeta António Aleixo.
Análise
O posto tem forma "sensivelmente retangular, com o seu eixo maior orientado paralelamente ao arruamento que lhe dá acesso", interposto pela parada que, ao contrário do pedido no programa preliminar, foi colocada no lado posterior do edifício, criando um desalinhamento em relação à restante edificação do arruamento.
Nesta parada, a nascente, encontra-se a garagem, que ainda assim não alcança o alinhamento da rua. A poente da parada encontra-se um edifício de construção posterior que usufrui deste espaço aberto para aceder a espaços comerciais no piso térreo e abrir vãos nos pisos superiores.
O alçado do posto é regular e austero, consistindo ao nível do piso térreo, numa repetição de janelas de peito retangulares, gradeadas, que preenchem a largura do nembo entre pilastras, sendo exceção a porta de entrada que, para além de ocupar dois módulos da métrica definida, possui verga curva.
O piso superior é recuado e encimado por uma cobertura de duas águas.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi coligida por Leandro Arez, em setembro de 2024, com base em fontes documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR), Sines. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/1725/posto-da-guarda-nacional-republicana-gnr-sines