Casas de Magistrados, Montalegre
Não foi encontrada informação sobre o processo de construção das Casas dos Magistrados de Montalegre, desconhecendo-se a data da sua construção. Em 1961, a Câmara Municipal de Montalegre pretendia remodelar uma das casas, tendo, para tal, recebido a quantia de 200.000$00 do Ministério da Justiça. A remodelação então projetada dizia respeito ao interior da casa, não tendo sido possível verificar a sua execução em visita ao local. A intervenção contemplaria a diminuição do pé-direito, através da elevação do piso do rés-do-chão e rebaixamento do teto do primeiro andar, tornando “a construção mais apta a suportar o rigor do inverno”, assim como uma reorganização do programa interior. O projeto previa ainda a construção de garagens junto aos limites do terreno, cuja existência se verificou em 2023.
Análise
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Casas de Magistrados, Montalegre. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/18746/casas-de-magistrados-montalegre