Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Social e Paroquial, Vilar de Perdizes, MontalegreJardim Infantil, Vilar de Perdizes, Montalegre

O edifício do Centro Social e Paroquial de Vilar de Perdizes foi inicialmente concebido como creche e jardim infantil, destinado a receber um total de 75 crianças. O projeto de arquitetura foi executado no Gabinete de Apoio Técnico do Alto Tâmega, datando a sua primeira versão de antes de dezembro de 1976, altura em que foi voltou a ser submetido à Câmara Municipal de Montalegre.

O auto de receção provisória do edifício data de 1980, não se conhecendo a data de entrada em funcionamento dos seus serviços.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1980
Comunidade

Localização

Morada
Rua da Picota, Vilar de Perdizes, Montalegre
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Educação ˃ Jardim de InfânciaTipologia Funcional
Outras Utilizações

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Devido à urbanização dispersa da aldeia, marcada pela interiorização de terrenos de cultivo no interior dos seus eixos viários, não é possível identificar um centro claro. No entanto, o edifício do Centro Social e Paroquial de Vilar de Perdizes localiza-se junto à Igreja de São Miguel e do cemitério da aldeia e perto da atual junta de freguesia, do edifício da antiga escola e do principal aglomerado de cafés e restaurantes.

O projeto original correspondia a um edifício composto por uma entrada (com átrio, sala de direção e médico), uma creche (com duas salas, sanitários e copa de leites), um jardim infantil (com duas salas de atividades, uma sala polivalente e sanitários) e uma zona de serviços (com entrada, cozinha, dispensa, lavandaria, arrumos, sala do pessoal e sanitário-vestiário). Este programa organiza-se em dois corpos com orientações diferentes, unidos por um átrio de menor pé-direito. O corpo maior, que originalmente correspondia ao jardim infantil, tem planta retangular e telhado de três águas. O mais pequeno, correspondente à creche, tem planta retangular chanfrada a norte e telhado de duas águas. As dependências distribuíam-se através de dois corredores centrais.

Documentação

Documentos

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera e foi reunida através de fontes documentais e do testemunho do Padre António Lourenço Fontes, recolhido em Vilar de Perdizes.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social e Paroquial, Vilar de Perdizes, Montalegre. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/18779/centro-social-e-paroquial-vilar-de-perdizes-montalegre

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).