Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Campo MaiorBairro da Comissão para o Alojamento de Refugiados (CAR), Campo Maior
O bairro de casas pré-fabricadas de Campo Maior foi construído por iniciativa da Câmara Municipal de Campo Maior.
Tanto quanto a documentação analisada permite compreender, o processo de infraestruturação do bairro iniciou-se em julho de 1977, com a abertura do processo junto da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização, com vista à comparticipação da obra de infraestruturação do bairro pelo Estado - sendo que a construção das 14 habitações estaria já concluída em novembro de 1978.
Em novembro de 1978 é apresentado e aprovado o projeto de infraestruturação do bairro, data em que é igualmente autorizada a comparticipação total da obra, orçada em 1.200.000$00, através do Plano de Infraestruturas de Programas Habitacionais.
Em junho de 1979, os moradores do bairro apresentariam um abaixo assinado no qual reivindicavam o congelamento das rendas em virtude de inúmeras deficiências no bairro.
Análise
O bairro de casas pré-fabricadas era composto, à data da sua construção, por um conjunto de 14 habitações, implantadas junto ao Estádio do Sporting Clube Campmaiorense: 2 habitações de tipologia T1; 8 habitações de tipologia T2 e 4 habitações de tipologia T3.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Bairro de Casas Pré-Fabricadas, Campo Maior. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/19008/bairro-de-casas-pre-fabricadas-campo-maior