Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Marvão

O edifício dos CTT de Marvão foi construído com vista a satisfazer as necessidades funcionais destes serviços, já que à época as instalações em que estes funcionavam eram bastante precárias. Nesse sentido, por iniciativa da Câmara Municipal de Marvão, procedeu-se em agosto de 1972, à elaboração de um projeto de adaptação de um antigo edifício para a instalação dos CTT, projetado pelo Eng.º Civil Fortunato Picado Lourenço Ventura.

Em 1973, a Câmara Municipal inicia o pedido de comparticipação da obra pelo Estado, através do Ministério das Obras Públicas.

Em março de 1974 é formalmente aberto um processo na Direção Geral dos Serviços de Urbanização com vista a essa comparticipação.

O projeto, que previa a demolição do antigo edifício (com exceção do alçado principal), só seria definitivamente aprovado em junho de 1977, com um orçamento total de 1.140.000$00 - para o qual seria autorizada uma comparticipação de 95%, em julho de 1977.

Após vários concursos desertos, cujo desinteresse dos empreiteiros se poderia justificar pelas dificuldades inerentes ao terreno e à localização do edifício a adaptar, a obra seria apenas adjudicada em junho de 1979 à firma Construtora Abrantina, Lda. pelo valor de 5.949.000$00.

Não é possível auferir a data da conclusão dos trabalhos.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post. 1979
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício dos CTT viria a instalar-se num antigo edifício no centro histórico da vila de Marvão, ainda que o seu projeto de adaptação tivesse demolido e reconfigurado todo o interior do edifício preexistente e tivesse mantido apenas o aspeto geral da fachada principal.

O programa definia-se por dois pisos. No 1.º, destinado aos serviços da estação, localizavam-se a sala do público, a sala de serviços, um compartimento de malas, o arquivo e as instalações sanitárias. No 2.º localizava-se a habitação destinada ao chefe da estação, composta por sala comum, 3 quartos, cozinha, casa de banho, despensa e 2 arrecadações. 

Em 2025, o edifício mantém as suas funções enquanto Posto dos CTT.

Assunto
CTTTermos

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Rua do Espírito Santo
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

Materiais e Tecnologias

Estrutura
Construção
Alvenaria de TijoloMateriais Construção
Acabamento e Decoração
Cantaria de pedraMateriais Construção
Telha de canudoMateriais Construção
Mosaico cerâmicoMateriais Construção
Mosaico hidráulicoMateriais Construção
Tacos de MadeiraMateriais Construção

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Marvão. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/19741/edificio-dos-correios-telegrafos-e-telefones-ctt-marvao

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).