Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Instalações da Associação Cultural O Plátano de AlijóEscola Primária, Granja, Alijó

A escola primária da Granja foi construída no âmbito do Plano dos Centenários, em 1950, com apenas uma sala de aula. Hoje, uma placa de pedra colocada no eixo da fachada principal marca o momento em que passou a ter duas salas, fruto de uma ampliação executada em 1970. É desta escola que Mafalda Mendes se lembra quando conta que, estudante da primeira classe, partilhava sala com a terceira classe. Não existindo salas suficientes para todas as turmas, a professora partilhava a atenção entre os alunos dos dois anos.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1950
Comunidade
Programa

Localização

Localização
Morada
N322-3
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
PeriurbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PrimáriaTipologia Funcional

Cronologia de Atividades

Atividades 2

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Esta antiga escola primária foi construída de acordo com o projeto-tipo de Manuel Fernandes de Sá. Localiza-se no limite da aldeia da Granja, em frente à Estrada Nacional 322-3, que, em pouco mais de meio quilómetro, a une a Alijó. A sua reutilização pela Associação Plátano não resultou em transformações significativas dos seus espaços. Elsa Alves descreve os pequenos trabalhos de manutenção e recuperação realizados pela associação, afirmando: “Nós só pintámos, mudámos cores, tem uns quadros nas paredes, tem aquele estradozinho para os meninos chegarem ao quadro, tem lá os fogões que ainda tinha no tempo deles, o soalho”.

Fórum

Documentação

Documentos 2

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Ivonne Herrera e Catarina Ruivo e foi reunida com base em fontes documentais e bibliográficas, assim como através dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolher em Alijó. Entre estes, contam-se os preciosos contributos dos vários participantes do encontro Edifícios Públicos e Comunidade, realizado em 31 de agosto em 2023 com a colaboração da Câmara Municipal de Alijó e, em particular, da Vereadora da Ação Social, Habitação Social, Cultura, Comunicação e Imagem e Qualidade e Modernização Administrativa, Mafalda Mendes. Participante ativa no evento, o seu contributo junta-se aos de Natalina Alves, Elsa Alves, Laura Monteiro, Maria Rosário Castro e Rui Freitas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Instalações da Associação Cultural O Plátano de Alijó. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2005/instalacoes-da-associacao-cultural-o-platano-de-alijo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).