Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro Social, Venda Nova, Montalegre

O Centro Social de Venda Nova é fruto da iniciativa da Junta de Freguesia, que pretendia "dar uma cobertura social a todas as aldeias que dela fazem parte". Em 1980, a obra de construção foi adjudicada por aproximadamente 3.330.000 escudos a uma empresa de Braga.

Durante o período de construção, vários dos serviços que viriam a ser ali instalados foram funcionando precariamente. Em 1981, os presidentes das Juntas de Freguesia de Venda Nova e Reigoso davam notícia à Câmara Municipal de Montalegre de que "os Serviços Médico-Sociais que abrangem todas estas freguesias estão a funcionar em precárias condições numa casa alugada na mesma freguesia de Venda Nova” e que as freguesias se encontram também “privadas da realização de um circuito de cinema, previsto pela Junta Central das Casas do Povo, em virtude de não possuírem ainda instalações adequadas para o efeito”.

Três anos depois, em 1984, o novo edifício para o Centro Social estava em funcionamento.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1984
Comunidade

Localização

Morada
Rua do Calvário, Venda Nova, Montalegre
Distrito Histórico (PT)
Vila RealDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial

Cronologia de Atividades

Atividades

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Centro Social, Venda Nova, Montalegre. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/20435/centro-social-venda-nova-montalegre

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).