Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Casa do Povo de Vila Cova de Alva, Arganil

A comparticipação para a construção da sede da Casa do Povo de Vila Cova de Alva foi concedida em 1966 e reforçada em 1969.

De acordo com notícia publicada no jornal A Comarca de Arganil que celebra a entrada do projeto na Junta Central das Casas do Povo para aprovação, o projeto de arquitetura ficou a cargo do arquiteto Fernando Schiappa e do engenheiro Silvestre Leitão. No entanto, no processo conservado no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Arganil, é o Engenheiro Civil Joaquim Lucas (?) quem assina o projeto. Na Memória Descritiva e Justificativa, Engenheiro Lucas(?) faz referência ao "nosso querido e saudoso colega Engenheiro António Silvestre de Almeida Leitão", que teria sido o impulsionador do projeto e autor dos primeiros estudos para a sede da Casa do Povo de Vila Cova do Alva, que entretanto faleceu sem ver iniciada a obra. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
1969
Atividades 2

Localização

Comunidade
Lugar
Vila Cova de Alva
Morada
R. António Antunes Leitão / Estrada Nacional 342
Distrito Histórico (PT)
CoimbraDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Proprietário
Utilizador

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em janeiro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Casa do Povo de Vila Cova de Alva, Arganil. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2046/casa-do-povo-de-vila-cova-de-alva-arganil

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).