Edifício-Sede da Junta de Freguesia de Urra, Portalegre
Tanto quanto a documentação permite compreender, o processo de construção da Sede da Junta de Freguesia de Urra ter-se-á iniciado em 1978 com a elaboração do projeto pelo Arq. João de Vasconcelos e Sousa Lino, através do Gabinete de Apoio Técnico de Portalegre.
Assim, o Município procede à formalização do pedido de apoio financeiro ao Estado, com vista à execução da obra e, em novembro de 1978, seria autorizada uma comparticipação, à Câmara Municipal de Portalegre, no valor de 1.040.000$00 para a construção da sede - orçada em 1.300.000$00.
Em março de 1979 seria apresentado o projeto de instalações elétricas, elaborado pelo Eng.º Eletrotécnico Abílio Neves dos Santos.
Contudo, não é possível auferir a data de conclusão dos trabalhos.
Análise
O edifício, de arquitetura simples, procurou integrar-se na povoação e respeitar as características arquitetónicas da região, de acordo com a memória descritiva do projeto.
Na sua origem, compunha-se por um hall, zona de expediente, dois gabinetes, arquivo, instalações sanitárias comuns aos dois sexos e 2 salas polivalentes articuláveis entre si, de forma a permitir uma maior amplitude de utilização do espaço.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Materiais e Tecnologias
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Edifício-Sede da Junta de Freguesia de Urra, Portalegre. Acedido em 03/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/20659/edificio-sede-da-junta-de-freguesia-de-urra-portalegre