Conjunto Habitacional do Fundo de Fomento da Habitação (FFH), Pinhão, Alijó
O Conjunto Habitacional situado junto à linha férrea, em Pinhão, foi construído por promoção do Fundo de Fomento da Habitação, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Alijó, com base num projeto de julho de 1977. Segundo a sua memória descritiva, este conjunto pretendia responder à carência habitacional na freguesia, com a construção de 12 fogos.
Análise
O conjunto situa-se numa “estreita faixa de terreno, à margem da via férrea e da E.N. 323”, o que se justifica, na memória descritiva do projeto, pela “dificuldade de aquisição de terrenos economicamente viáveis para a construção de habitação” na região, caracterizada por terrenos acidentados com pendentes elevadas e pela ocupação agrícola de terrenos não construídos. É constituído por dois blocos de três pisos, que se desenvolvem paralelamente à linha férrea e se encontram ligeiramente desfasados um do outro. Cada bloco tem uma caixa de escadas central, através da qual se acede a dois fogos de tipologia T3, cuja cozinha, lavandaria e um quarto se voltam para as linha férrea e estrada nacional, e a sala de estar e dois quartos para o interior da vila.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Fórum
Documentação
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo com base em diferentes fontes bibliográficas e documentais.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2025) Conjunto Habitacional do Fundo de Fomento da Habitação (FFH), Pinhão, Alijó. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2088/conjunto-habitacional-do-fundo-de-fomento-da-habitacao-ffh-pinhao-alijo