Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Mercado Municipal, Figueiró dos Vinhos

O projeto do Mercado Municipal de Figueiró dos Vinhos respondeu à necessidade de organizar a feira semanal, então de grande dinamismo, que se realizava nas ruas e largos do centro da Vila. O único edifício que abrigava parte das atividades comerciais era o chamado Mercado do Peixe, construído nos anos 1940.

De acordo com a Memória Descritiva e Justificativa do projeto de Arquitetura, assinada pelo arquiteto Jorge Madureira e datada de 28 de Março de 1984 "O programa fornecido previa a existência de vários pavilhões cobertos, assim como de áreas descobertas destinadas a exposição e venda de produtos diversos. Assim, optou-se por projetar uma rede viária interna, com um só sentido de circulação, que permitisse o acesso fácil de viaturas a todas as zonas do Mercado, de forma a permitir cargas e descargas facilitadas, quer se trate de áreas descobertas, quer de pavilhões."

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
c. 1986 [atr.]
Comunidade

Localização

Lugar
Figueiró dos Vinhos
Morada
CM 1139
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

A Memória Descritiva e Justificativa do projeto de Arquitetura, assinada pelo arquiteto Jorge Madureira e datada de 28 de Março de 1984, apresentou a solução que conduziu à elaboração do projeto, estruturado em módulos idênticos, constituídos por pórticos em betão, reproduzidos em série: "Os pavilhões cobertos foram projetados partindo de uma modulação base de 4, 25, permitindo um módulo de bancadas com 1, 00 metro. Projetaram-se diversos tipos de pavilhões que foram identificados por letras, consoante o fim a que se destinam, e as suas dimensões. (...) Na construção dos diferentes pavilhões procurou-se uma grande racionalização e simplificação dos métodos construtivos com vista a obter-se uma economia da construção, assim como uma rapidez de execução."

O Mercado Municipal de Figueiró dos Vinhos foi implantado numa área de expansão da Vila, na qual foram construídos o Pavilhão Gimnodesportivo, a Piscina Municipal e o novo Quartel dos Bombeiros Voluntários, entre a Estrada Nacional 237 e o CM 1139.

Este edifício foi fotografado por Ricardo Agarez, Catarina Ruivo e Diego Inglez de Souza durante uma visita de trabalho de campo a Figueiró dos Vinhos, em dezembro de 2022. A informação constante desta página foi redigida por Diego Inglez de Souza, em Julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstruir a história completa da obra.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Mercado Municipal, Figueiró dos Vinhos. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2129/mercado-municipal-figueiro-dos-vinhos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).