Piscina Municipal, Figueiró dos Vinhos
O Plano de Instalações Desportivas aprovado em 1978 pela Direção-Geral dos Desportos previu a construção de uma piscina descoberta em Figueiró dos Vinhos. A iniciativa foi discutida a partir de 1979 pela Câmara Municipal mas a impossibilidade de comparticipação à autarquia, além das hesitações a respeito da sua localização fizeram demorar o processo de aprovação da iniciativa. Inicialmente, considerou-se construir a piscina em função de um projeto tipo; a Associação Desportiva local chegou a solicitar a comparticipação para tal, sem sucesso (Ver processo Parque Desportivo de Figueiró dos Vinhos - 17ERU80).
Em 1983, também a Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Figueiró dos Vinhos manifestou a intenção de construir uma piscina municipal, inicialmente prevista para ser construída nos terrenos doados pela Câmara Municipal onde havia existido um ringue de patinagem, situado em terreno contíguo ao Jardim ou Parque Municipal, ao longo da Estrada Nacional 350
Em 17 de Dezembro de 1987, a obra ainda não tinha sido iniciada, de acordo com a informação LE 245/87, assinada pelo Engenheiro Civil Pedro António Carvalho Matias de Pina, então na Comissão de Coordenação da Região Centro.
De acordo com Diego Inglez de Souza, em artigo sobre a história das piscinas públicas e municipais em Portugal, "o processo de análise dos projetos e comparticipação da obra prolongou-se até 1987, fazendo que a obra fosse incluída nos novos programas de financiamento de equipamentos que então passaram a viabilizar este tipo de iniciativa." (Inglez de Souza, 2023).
De acordo com um testemunho local, a piscina, o pavilhão gimnodesportivo e a escola secundária são equipamentos construídos nas décadas dos 1960-1988. Todas estas edificações marcam o que é Figueiró dos Vinhos.
Em Maio de 1988, por iniciativa da Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Figueiró dos Vinhos, o projeto foi inserido no Complexo Desportivo (17/ERU/80), alterando-se assim sua localização para o terreno ao lado do qual foi construído o Pavilhão Gimnodesportivo e perto da sede da Associação Desportiva local. O projeto, de autoria do arquiteto Jorge Madureira, que através da GAREN - Gabinete de Arquitectura e Engenharia Lda., desenvolvia vários outros projetos na vila, foi simplesmente adaptado ao novo terreno.
Notas
O projeto da Piscina Municipal de Figueiró dos Vinhos começou a ser elaborado no final dos anos 1970, na esteira do II Plano de Fomento Gimnodesportivo, publicado em 1971 e que considerava a construção de piscinas como prioridade e previa a construção destes equipamentos em capitais de distrito e sedes de municípios com mais de 20.000 habitantes. "
"A piscina municipal de Figueiró dos Vinhos, construída entre 1983 e 1988, é um exemplo curioso desta fase de transição entre políticas nacionais, projetos-tipo e realizações ímpares, muitas vezes resultado da atuação das instâncias de poder e assistência técnica locais estabelecidos no pós 25 de Abril de 1974." (Inglez de Souza, 2023)
A Piscina, inicialmente prevista para ser descoberta, seria construída em um terreno contíguo ao Parque Municipal, de acordo com as fotocópias enviadas pelo Diretor Geral do Equipamento Regional e Urbano ao Diretor Geral do Planeamento Urbanístico em 17/4/1979.
Em 1982, a Associação Desportiva apresentou um estudo para a construção de diversos equipamentos desportivos em outro terreno, onde hoje está o Estádio Municipal e de cuja última fase faziam parte uma Piscina e um Pavilhão Gimnodesportivo.
A alteração do terreno obrigou a uma adaptação do projeto, do caderno de encargos e programa de concurso; ainda assim, o projeto manteve suas características originais. Os desenhos relativos à adaptação do projeto ao novo terreno são entregues em junho de 1989. "A estrutura, em betão armado, evoca os contrafortes característicos das catedrais medievais numa conjunção algo contraditória entre um programa essencialmente moderno e uma expressão marcadamente pós-moderna.
O projeto arquitetónico foi desenvolvido pelo arquiteto Jorge Madureira pouco antes da entrada de Portugal na CEE (...). Inicialmente projetada para ocupar um terreno contíguo ao Jardim Municipal da vila, a obra foi posteriormente integrada ao Parque Desportivo Municipal. A mudança de localização não teve grande impacto no projeto da piscina, que foi adaptado para o novo terreno, sem mudança significativa em sua expressão arquitetónica, o que ajuda a compreender a presença do vocabulário neogótico em uma área de expansão urbana da vila. " (Inglez de Souza, 2023)
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página, redigida por Diego Inglez de Souza e Ivonne Herrera Pineda em fevereiro de 2024, foi reunida através de diferentes fontes documentais e bibliográficas e dos diversos contributos e testemunhos que pudemos recolhido em Figueiró dos Vinhos. Conta com o testemunho de uma pessoa, que permanece anónima, a quem muito agradecemos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Piscina Municipal, Figueiró dos Vinhos. Acedido em 07/12/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2130/piscina-municipal-figueiro-dos-vinhos