Hospital e Lar da Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos VinhosPosto Hospitalar de Figueiró dos Vinhos
Comparticipação do MOP / Comissariado do Desemprego concedida à SCMFV para a “Construção do Posto Hospitalar de Figueiró dos Vinhos” reforçada em 1953, 1955 e 1956 (Portaria - Obras de entidades particulares de interesse público - Hospitais).
De acordo com os testemunhos recolhido no encontro “Histórias dos edifícios públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023 na Universidade Sénior, no hospital havia só o médico dentista, o SLAT [Serviço de Luta Antituberculosa] e os médicos de família.
Uma aluna sénior aponta que o antigo hospital era gerido por ordens religiosas e não tinha boas condições, então fizeram o hospital da Misericórdia, e a Unidade de Cuidados Continuados.
Sobre as formas de financiamento, uma aluna sénior lembra-se de que “houve um cortejo de oferendas para angariar dinheiro para o hospital da Misericórdia. […] Sim, toda a gente oferecia qualquer coisa [milho, por exemplo]”.
Notas
Alguns dos participantes do encontro (2023) lembraram-se dos serviços oferecidos pelo hospital:
Aluna sénior: “O meu marido foi operado nesse hospital, que [é] um dos dois [onde] funciona a Unidade de Cuidados Continuados, foi operado de amigdalites, ele tinha uns 7 ou 8 anos. Tinha muita cirurgia, tinham parteiras.”
Uma aluna sénior acrescenta: “também tinha dentista”. E depois disto, uma outra aluna sénior afirma: “Figueiró foi uma grande terra. Foi uma grande terra. E ainda temos de dizer que ainda é, não é?”.
Relativamente ao interior do edifício, uma participante do encontro diz: “Quando o senhor entrava à porta, a Caixa de Previdência era logo à direita. E depois havia um corredor. Era, de um lado, a Secretaria do Hospital do Concelho, depois era o gabinete dos médicos, o fundo era do dentista, e para aí, na parte de cima havia os internamentos”.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
Este conjunto foi identificado por Ricardo Agarez, Catarina Ruivo e Diego Inglez de Souza durante uma visita de trabalho de campo a Figueiró dos Vinhos, em dezembro de 2022. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstruir a história completa da obra. Sobre o mesmo, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda, com base no encontro “Histórias dos Edifícios Públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023 na sede da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Hospital e Lar da Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2137/hospital-e-lar-da-santa-casa-da-misericordia-de-figueiro-dos-vinhos