Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Tribunal Judicial de Figueiró dos Vinhos

De acordo com os testemunhos recolhidos durante o evento realizado na Universidade Sénior (2023), o edifício do Tribunal Judicial de Figueiró dos Vinhos foi construído no terreno onde se situava o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários da vila. Até então, os serviços judiciais da comarca funcionavam no edifício dos Paços do Concelho.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1982

Localização

Comunidade
Lugar
Figueiró dos Vinhos
Morada
Avenida José Malhoa
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Organização ˃ Justiça ˃ TribunalTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Fórum

Documentação

Registos e Leituras

Este edifício foi identificado por Ricardo Agarez, Catarina Ruivo e Diego Inglez de Souza durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Figueiró dos Vinhos, em dezembro de 2022. Não foram encontradas fontes documentais ou bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização. Sobre o mesmo, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda, em maio e outubro de 2023. Conta ainda com a preciosa informação partilhada pelos vários participantes do evento “Histórias dos edifícios públicos de Figueiró dos Vinhos (1939-1985)”, realizado em outubro de 2023, com a colaboração da Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos, e com a participação dos investigadores Ivonne Herrera Pineda e Diego Inglez de Souza.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Tribunal Judicial de Figueiró dos Vinhos. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2138/tribunal-judicial-de-figueiro-dos-vinhos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).