Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Arquivo da Câmara Municipal de Figueiró dos VinhosSede do Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Figueiró dos Vinhos

De acordo com um testemunho recolhido em Figueiró dos Vinhos em maio de 2023, a centralidade de Figueiró da região do Pinhal Interior era confirmada e reforçada pela atuação do GAT, que servia também outros municípios da região (Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Alvaiázere, Ansião), como aliás hoje acontece com o Centro de Emprego, instalado na mesma Avenida José Malhoa.

Servia para organizar projetos de melhoras de estradas, infraestruturas de água, etc. Aqui se encontravam topógrafos, administrativos, engenheiros, etc.

Era uma espécie de fábrica de projetos para outros concelhos.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1980 [atr.]

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Lugar
Figueiró dos Vinhos
Morada
Avenida José Malhoa
Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações

Este edifício foi fotografado por Ricardo Agarez, Catarina Ruivo e Diego Souza durante uma visita de trabalho de campo a Figueiró dos Vinhos, em dezembro de 2022. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstruir a história completa da obra. Sobre o mesmo, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda e Diego Inglez de Souza, em maio de 2023.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Arquivo da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2144/arquivo-da-camara-municipal-de-figueiro-dos-vinhos

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).