Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Pavilhão-Sanatório Dr. Antonino de Vaz Macedo, Covilhã

"Na parte mais alta do terreno, foi construído Pavilhão-Sanatório Doutor Antonino Vaz de Macedo, projetado pelo arquiteto Bernardino Coelho em 1932 e inaugurado em 13 de junho de 1943, destinado a abrigar os tuberculosos encaminhados pelo Dispensário da Covilhã, sob responsabilidade da Assistência Nacional aos Tuberculosos. O aumento do número de camas disponíveis para doentes pobres, por intermédio de acordos com a ANT, fez com que o Pavilhão fosse ampliado no começo dos anos 1950. Nos anos 1960, com a ampliação das vagas destinadas aos doentes encaminhados pela ANT no Sanatório dos Ferroviários, nas Penhas da Saúde, boa parte dos doentes em tratamento nas instalações do Pavilhão-Sanatório da SCMC [Santa Casa da Misericórdia da Covilhã] passaram a ser atendidos ali, o que fez com que a SCMC acabasse por encerrar esta unidade de atendimento no final da década. A partir de 1970, começaram as negociações para transformar o Pavilhão em Centro de Saúde Mental sob a tutela do Instituto de Assistência Psiquiátrica, que funcionou até 1992, quando os doentes passaram a receber tratamento no novo Hospital Distrital da Covilhã, então recém construído." (v. Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã)

Durante um passeio sobre assistência social realizado em setembro de 2023, como parte das "Jornadas Europeias do Património", foram recolhidos alguns testemunhos que confirmam que este edifício funcionou como pavilhão sanatório durante aproximadamente duas décadas, e depois funcionou como centro de saúde mental.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Comunidade

Localização

Morada
Rua Viriato
Distrito Histórico (PT)
Castelo BrancoDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Outras Utilizações
Proprietário

Cronologia de Atividades

Atividades 2

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)


Durante a visita ao pavilhão (2023), é possível ver a dimensão notável do edifício, que revela-se por detrás da vegetação e do arvoredo que o rodeia.

É um edifício majestoso e harmonioso, que está devoluto. Apresenta alguns danos, tais como fissuras ou deterioração dos materiais. No entanto, estruturalmente, parece ser sólido e estar em relativamente bom estado.

Documentação

Documentos

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, em Setembro de 2023, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A recolha e incorporação de testemunhos orais foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base num encontro público e coletivo (2023).

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Pavilhão-Sanatório Dr. Antonino de Vaz Macedo, Covilhã. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/21552/pavilhao-sanatorio-dr-antonino-de-vaz-macedo-covilha

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).