Escola Primária de Manigoto, Pinhel
Edifício escolar de 2 salas, construído no âmbito do segundo Plano dos Centenários, de acordo com o tipo Rural
De acordo com participantes do encontro “Memórias da Casa do Povo de Manigoto”, realizado em outubro de 2023, muito perto da Casa do Povo está a escola primária de Manigoto, que é do Plano dos Centenários.
Um participante do encontro afirma: “eu aqui [na antiga escola, depois Casa do Povo] andei um ano e meio, a primeira classe....depois a meio ano é que mudámos [aqui]”.
Quando estamos a tentar descobrir a data de construção da escola, um participante diz: “a outra escola [escola do Plano dos Centenários] foi construída por Salazar [refere-se ao tempo do regime]. Como todas as outras, da mesma forma”.
Notas
Um participante do encontro permite-nos refletir sobre a importância de certos agentes sociais para o financiamento de equipamentos como as escolas:
- Participante: Foi por Estado, até 1965. Todas [as escolas] do Concelho de Pinhel, todas, foi em todas as aldeias, na altura, que tinham escolas, todas foram escolas novas. A nível nacional, na altura, modificaram muito, mas como Concelho, foi o Concelho de Pinhel que construiu mais escolas”.
- Investigador: “Mas isso tem a ver com o Presidente da Câmara na altura?”
- Participante: “Não se consegue [saber], porque na altura, as pessoas que tivessem um bocadinho mais altura, mais posse, que já fossem doutores, puxavam para os Concelhos, essas coisas, quase em todo lado. Tanto que aqui foram construídas muitas estradas, aqui no Concelho… por as tropas, foram construídas muitas estradas, porque havia aqui um general… e ele conseguiu construir muita estrada aí. Mas, atenção, assim, eu não sei se foi o caso do Manigoto, mas em relação às escolas e aos edifícios que foram construídos, estas escolas, foi a Câmara que construiu”.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Documentação
Este edifício foi identificado por Diego Souza durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstituir a história completa da obra. Sobre este edifício, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda, em outubro de 2023. Conta com a preciosa informação partilhada pelos vários participantes do encontro "Memórias da Casa do Povo de Manigoto", realizado em outubro de 2023, com a colaboração da Junta de Freguesía de Manigoto, a quem muito agradecemos.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Escola Primária de Manigoto, Pinhel. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2211/escola-primaria-de-manigoto-pinhel