Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Escola Primária de Manigoto, Pinhel

Edifício escolar de 2 salas, construído no âmbito do segundo Plano dos Centenários, de acordo com o tipo Rural

De acordo com participantes do encontro “Memórias da Casa do Povo de Manigoto”, realizado em outubro de 2023, muito perto da Casa do Povo está a escola primária de Manigoto, que é do Plano dos Centenários.

Um participante do encontro afirma: “eu aqui [na antiga escola, depois Casa do Povo] andei um ano e meio, a primeira classe....depois a meio ano é que mudámos [aqui]”.

Quando estamos a tentar descobrir a data de construção da escola, um participante diz: “a outra escola [escola do Plano dos Centenários] foi construída por Salazar [refere-se ao tempo do regime]. Como todas as outras, da mesma forma”.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1963
Comunidade
Programa

Localização

Localização
Lugar
Manigoto
Distrito Histórico (PT)
GuardaDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PrimáriaTipologia Funcional

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Um participante do encontro permite-nos refletir sobre a importância de certos agentes sociais para o financiamento de equipamentos como as escolas:

- Participante: Foi por Estado, até 1965. Todas [as escolas] do Concelho de Pinhel, todas, foi em todas as aldeias, na altura, que tinham escolas, todas foram escolas novas. A nível nacional, na altura, modificaram muito, mas como Concelho, foi o Concelho de Pinhel que construiu mais escolas”.

- Investigador: “Mas isso tem a ver com o Presidente da Câmara na altura?”

- Participante: “Não se consegue [saber], porque na altura, as pessoas que tivessem um bocadinho mais altura, mais posse, que já fossem doutores, puxavam para os Concelhos, essas coisas, quase em todo lado. Tanto que aqui foram construídas muitas estradas, aqui no Concelho… por as tropas, foram construídas muitas estradas, porque havia aqui um general… e ele conseguiu construir muita estrada aí. Mas, atenção, assim, eu não sei se foi o caso do Manigoto, mas em relação às escolas e aos edifícios que foram construídos, estas escolas, foi a Câmara que construiu”.

Documentação

Documentos

Este edifício foi identificado por Diego Souza durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstituir a história completa da obra.

A recolha e incorporação dos testemunhos orais foram elaboradas por Ivonne Herrera Pineda, com base no encontro “Memórias da Casa do Povo de Manigoto”, realizado em outubro de 2023 na Casa do Povo de Manigoto. Este encontro foi realizado em conjunto com o investigador Diego Inglez de Souza.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Escola Primária de Manigoto, Pinhel. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2211/escola-primaria-de-manigoto-pinhel

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).