Unidade de Cuidados Continuados, PinhelHospital da Santa Casa da Misericórdia de PinhelCentro de Saúde de Pinhel
1943 – Comparticipação concedida à SCM de Pinhel para a “Construção de uma sala de operações e ligação ao Pavilhão do Hospital da Misericórdia de Pinhel” (Portaria MOP - Comissariado do Desemprego “Construção civil”); Comparticipação concedida à SCM de Pinhel em 1952 para a “Construção do novo hospital de Pinhel”, reforçada em 1953 e em 1954, 1955 e 1957; “Construção (1ª fase) do edifício principal em dois pavimentos, do hospital sub-regional de Pinhel, compreendendo os serviços de consulta externa e banco, internamento para 22 camas e instalações para o pessoal. No 1º pavimento, em cave ficou a cozinha e anexos e executaram-se em tosco dependências destinadas a 2 enfermarias para 2/4 camas para doentes infecto-contagiosos.” OP Concl1957, p.78 (Portaria MOP - CD “Construção civil - Obras de entidades particulares de interesse público - Hospitais”)
Comparticipação concedida em 1974 à SCM de Pinhel para a “Construção do Centro de Saúde de Pinhel”, 23/7/1974 (Portaria MOP - CD “Subsídios e comparticipações em obras”).
De acordo com Laurindo Monteiro, diretor do Museu de Pinhel, o hospital da Santa Casa da Misericórdia, salvo erro, é de 1954.
Notas
Segundo Laurindo Monteiro, o hospital esteve instalado em três edifícios antes deste. Este é o quarto edifício do hospital.
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
Fórum
Documentação
A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em junho de 2023 e realizada em conjunto com o investigador Diego Inglez de Souza.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Unidade de Cuidados Continuados, Pinhel. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2223/unidade-de-cuidados-continuados-pinhel