Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Unidade de Cuidados Continuados, PinhelHospital da Santa Casa da Misericórdia de PinhelCentro de Saúde de Pinhel

1943 – Comparticipação concedida à SCM de Pinhel para a “Construção de uma sala de operações e ligação ao Pavilhão do Hospital da Misericórdia de Pinhel” (Portaria MOP - Comissariado do Desemprego “Construção civil”); Comparticipação concedida à SCM de Pinhel em 1952 para a “Construção do novo hospital de Pinhel”, reforçada em 1953 e em 1954, 1955 e 1957; “Construção (1ª fase) do edifício principal em dois pavimentos, do hospital sub-regional de Pinhel, compreendendo os serviços de consulta externa e banco, internamento para 22 camas e instalações para o pessoal. No 1º pavimento, em cave ficou a cozinha e anexos e executaram-se em tosco dependências destinadas a 2 enfermarias para 2/4 camas para doentes infecto-contagiosos.” OP Concl1957, p.78 (Portaria MOP - CD “Construção civil - Obras de entidades particulares de interesse público - Hospitais”)

Comparticipação concedida em 1974 à SCM de Pinhel para a “Construção do Centro de Saúde de Pinhel”, 23/7/1974 (Portaria MOP - CD “Subsídios e comparticipações em obras”).

De acordo com Laurindo Monteiro, diretor do Museu de Pinhel, o hospital da Santa Casa da Misericórdia, salvo erro, é de 1954.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
c. 1957
Comunidade

Localização

Localização
Lugar
Pinhel
Morada
Rua Albino Saraiva, 5
Distrito Histórico (PT)
GuardaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Proprietário

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Segundo Laurindo Monteiro, o hospital esteve instalado em três edifícios antes deste. Este é o quarto edifício do hospital.

Fórum

Documentação

Documentos

A informação constante desta página foi coligida por Diego Inglez de Souza, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

A recolha e incorporação do testemunho oral foi elaborada por Ivonne Herrera Pineda, com base numa conversa mantida em junho de 2023 e realizada em conjunto com o investigador Diego Inglez de Souza.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Unidade de Cuidados Continuados, Pinhel. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2223/unidade-de-cuidados-continuados-pinhel

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).