Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Delegação do Instituto da Vinha e do Vinho, PinhelDelegação da Junta Nacional do Vinho, Pinhel

De acordo com um testemunho local, as instalações da Delegação da Junta Nacional do Vinho [ou IVV, Delegação do  Instituto da Vinha e do Vinho] pertencem ao Estado português e estão devolutas. Foram feitas tentativas para recuperar essas instalações, mas nem a Câmara nem a Adega nunca conseguiram que este património lhes fosse transferido ou cedido.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Localização

Comunidade
Localização
Lugar
Pinhel
Morada
Rua Jesufete Figueiredo, 13
Distrito Histórico (PT)
GuardaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Economia ˃ Agricultura e Pescas ˃ AdegaTipologia Funcional
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Devoluto TotalEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

Este edifício foi identificado e fotografado por Diego Inglez de Souza durante o trabalho preparatório sobre a comunidade de Pinhel, em dezembro de 2022. As fontes documentais e bibliográficas sobre o seu processo de construção e a história da sua utilização são escassas e não permitem reconstituir a história completa da obra. Sobre este edifício, foram recolhidos testemunhos orais por Ivonne Herrera Pineda, em abril e junho de 2023.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Delegação do Instituto da Vinha e do Vinho, Pinhel. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/2226/delegacao-do-instituto-da-vinha-e-do-vinho-pinhel

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).