Escola Primária, Tafe, Tavira
O edifício da escola primária de Tafe representa a sede de um núcleo escolar rural, de entre os nove núcleos que compunham a freguesia de Santa Maria de Tavira, definido no Mapa Definitivo das Obras de Escolas Primárias (Plano dos Centenários, 1943). A sua área de influência abrangia ainda as localidades de Água dos Fusos, Altura, Altura do Milhano, Borracheira e Pocilgões. Esteve inicialmente previsto a construção de um edifício, misto, do tipo Algarve, constituído por sala única, acabando por ser transformada no decorrer da obra na variante algarvia deste projeto tipo.
O processo só inicia em 1954 e, em 1956, o empreiteiro responsável pela obra solicita à DOCEP autorização para substituir a cobertura em telhado de duas águas por terraço ao que, sendo solicitado o parecer da câmara municipal, esta responde que "não vê inconveniente na substituição (...) desde que a cobertura seja feita com laje de cimento armado".
Notas
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em junho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Escola Primária, Tafe, Tavira. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/22506/escola-primaria-tafe-tavira