Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício do Grupo Desportivo de Amaro Gonçalves, TaviraEscola Primária, Amaro Gonçalves, Tavira

O edifício da escola primária de Amaro Gonçalves constitui a sede de um dos três núcleos escolares definidos no Mapa Definitivo das Obras de Escolas Primárias (Plano dos Centenários, 1943) para a freguesia de Luz de Tavira. A sua zona de influência abrangia também os lugares de Belmonte e do Brejo. 

Esteve inicialmente pensada para ser uma escola de apenas de uma sala e seria do tipo Algarve, com o característico frontão pontiagudo não tivesse sido construído após a revisão do plano em 1955.

A câmara Municipal de Tavira (CMT) insistia junto da Direção do Distrito Escolar de Faro (DDEF) para a construção desta escola na povoação, considerando-a prioritária em relação a outras escolas que os serviços centrais sugeriam.

O processo teve início no ano de 1958 e a construção do edifício segundo o tipo Rural, de duas salas, gémeo e com entradas independentes, foi edificado junto à estrada municipal 516, entre 1960-1961.

Em 2024 uma das salas estava entregue à associação Grupo Desportivo de Amaro Gonçalves que mantém o espaço aberto e em utilização. 

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1961
Comunidade
Programa

Localização

Lugar
Amaro Gonçalves
Morada
Estrada Municipal 516
Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial
Educação ˃ Escola PrimáriaTipologia Funcional
Proprietário
Utilizador

Cronologia de Atividades

Atividades 3

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

Implantada a norte da EM 516, em terreno plano levemente inclinado. Orientada a sul, mantem-se conforme o original no edifício e no espaço do antigo recreio.  

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Escola do tipo Rural, gémeo, de um piso, duas salas, com entradas independentes em extremos opostos. Coberturas de duas águas em todos os corpos. Vestíbulos de acesso às salas, de menores dimensões e recuados em relação à fachada principal do edifício. Ampliado posteriormente na tardoz. Mantém a área do recreio vedada por muro original. 

Recursos

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício do Grupo Desportivo de Amaro Gonçalves, Tavira. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/22516/edificio-do-grupo-desportivo-de-amaro-goncalves-tavira

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).