Equipamento de
Utilização Coletiva em
Portugal e Espanha 1939-1985

Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Mercado de Vila Nova de Milfontes, Odemira

Partindo de um contexto litoral, o Presidente da Câmara de Odemira expõe, numa carta ao Secretário de Estado das Obras Públicas, a importância “excecional” desta obra não só para a população do concelho, mas também para “a população flutuante durante a época estival”. Reforça que, durante o verão, “a população da zona costeira […] atinge um montante superior a seis vezes” à que residiria do local no resto do ano.

Inicialmente, surgem os nomes dos mesmos arquitetos que haviam projetado o Mercado de Odemira, António Santos Mattos Gomes e Jorge Manuel Teixeira Viana, conforme uma proposta de contrato datada de novembro de 1978. No entanto, segundo a documentação consultada, não é claro que tenham efetivamente dado seguimento ao projeto.

O projeto de arquitetura é aprovado por despacho do Secretário de Estado, a 26 de agosto de 1981.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post. 1981

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
R. da Casa do Povo
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
CosteiroContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra
Proprietário

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Mercado de Vila Nova de Milfontes, Odemira. Acedido em 22/02/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/24590/mercado-de-vila-nova-de-milfontes-odemira

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).