Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Bairro Catarina Eufémia, BejaBairro Salazar, BejaBairro de Casas para Pobres, Beja

Em 1947, o projeto do Bairro para Classes Pobres de Beja previa a construção de 50 casas. Destas, 20 seriam moradias com dois quartos (36 m2), e 30 com três quartos (41,30 m2).

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post. 1947
Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

Cada bloco é constituído por duas habitações.

Nas casas de dois quartos, o acesso é feito por um pequeno quintal e a porta de entrada tem acesso direto a este espaço. Entra-se num pequeno vestíbulo (com menos de um metro quadrado), que dá acesso à sala/cozinha, espaço que serve os quartos e as instalações sanitárias. Nas casas de três quartos, o acesso também é feito pelo quintal, porém, a entrada dá-se através de um arco central que entra num vestíbulo comum às duas habitações, fazendo, então, a distribuição para cada entrada de forma lateral à fachada principal. A organização é semelhante ao tipo de dois quartos, onde a sala/cozinha serve os três quartos e as instalações sanitárias.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Distrito Histórico (PT)
BejaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Joana Nunes, em abril de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas. 

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Bairro Catarina Eufémia, Beja. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/25307/bairro-catarina-eufemia-beja

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).