Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Mercado, Tramagal, Abrantes

Desconhece-se a data exata de conclusão do Mercado de Tramagal.

O primeiro documento encontrado relativo à construção do edifício data de março de 1939, altura em que a Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais submeteu o projeto a parecer do seu Conselho Superior. O parecer subsequente, de junho do mesmo ano, indicava a necessidade da realização de várias alterações ao projeto, conforme opinião do Conselho Superior de Higiene e do Ministro do Interior.

Só se encontram indícios de se ter iniciado a construção do edifício em 1945, quando a Junta de Freguesia de Tramagal recebe uma comparticipação de 130.744$00 do Estado. Em agosto de 1948, o edifício ainda não estaria concluído, já que foi então reforçada a comparticipação com mais 2.130$00.

De acordo com um testemunho recolhido junto de uma residente do Tramagal, o mercado foi, até às últimas décadas, um espaço de grande dinamismo social, com diferentes pontos de venda de alimentos e produtos diversos. Durante a conversa, esta residente expressou tristeza pela falta de utilização de edifícios na localidade que, embora tenham sido importante polos de sociabilidade no passado, em 2024 se encontravam abandonados ou deteriorados. Explicou, ao longo do seu testemunho, que o comércio na freguesia vinha a perder importância, sendo esta situação agravada pelo encerramento de fábricas e pela proliferação de grandes superfícies comerciais.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Para o registo pormenorizado dos testemunhos recolhidos sobre a experiência e memórias de uso deste edifício / conjunto, consultar a secção Documentação, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post. 1948

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Rua do Mercado, Tramagal, Abrantes
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

Documentação

Registos e Leituras

A informação constante desta página é fruto do trabalho de Catarina Ruivo e Ivonne Herrera, realizado ao longo de 2024, e foi reunida através de fontes documentais e bibliográficas, assim como testemunhos recolhidos no local.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Mercado, Tramagal, Abrantes. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/30572/mercado-tramagal-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).