Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Centro de Beneficência e Assistência Social de Alferrarede, Abrantes

O Centro de Beneficência e Assistência Social de Alferrarede foi construído entre 1971 e cerca de 1974, em terreno pertencente ao centro e com fundos próprios e comparticipações atribuídas pelo Ministério das Obras Públicas e pela Direção-Geral de Assistência Social.

Quando o Centro de Beneficência e Assistência Social de Alferrarede solicitou apoio financeiro à Direção-Geral de Assistência, no verão de 1970, para a construção de um edifício próprio, o Centro já funcionava há 25 anos, com ação na “educação e preparação pré-escolar na ordem das 50 crianças, bem como a preparação também de futuras mães, tudo isto pagando rendas pesadas e com alojamentos impróprios”. No pedido de apoio, afirmava-se que “obras como estas são sempre bem recebidas, pois bem o sabemos pelo testemunho de tantas mães que se nos dirigem expressando a sua satisfação, por saberem que ao executarem as tarefas mais variadas os seus filhos estão em absoluta tranquilidade, inclusivamente preparando-se para a vida”. Em resposta a esta solicitação, o Instituto de Assistência aos Menores questionou, em outubro do mesmo ano, a necessidade de uma Casa de Trabalho “num meio onde julgamos que as raparigas vão para fábricas e não para a costura”. Em alternativa, propunha que a zona destinada à Casa de Trabalho no projeto submetido pelo Centro fosse reorganizado, de modo a servir outras modalidades: “as quatro salas fundir-se-iam em duas com possibilidade de se dividirem em quatro por meio de divisórias amovíveis”.

O projeto definitivo do novo edifício foi aprovado em janeiro de 1971 e, em agosto do mesmo ano, o Centro informou a Direção-Geral de Assistência - que ainda não tinha dado resposta relativamente à sua disponibilidade para comparticipar a obra - de que a construção já se encontrava bastante adiantada, considerando-se possível inaugurar o edifício nos primeiros seis meses de 1972. Em abril de 1972 voltava-se a verificar que a obra se encontrava em adiantado estado de execução. Em maio, a Direção-Geral de Assistência Social concedeu um primeiro subsídio para a construção do edifício, tendo concedido mais dois, um no ano seguinte e outro em 1974. Em outubro de 1972, também o Ministério das Obras Públicas comparticipou a obra.

Desconhece-se a data exata da sua conclusão.

Em dezembro 1978, o Centro solicitou autorização à Direção-Geral da Assistência Social para a aquisição de duas “pequenas casas velhas anexas aos terrenos destinados a recreio do infantário e do Jardim de Infância desta Instituição com a colaboração de um benfeitor que oferece o dinheiro necessário à sua compra”, informando da intenção de demolir as casas para alargamento dos recreios. O pedido foi aprovado em junho do ano seguinte.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
c. 1974

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades 2

Localização

Comunidade
Morada
Rua de Diu, Abrantes
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Centro de Beneficência e Assistência Social de Alferrarede, Abrantes. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/30778/centro-de-beneficencia-e-assistencia-social-de-alferrarede-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).