Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Casa do Povo de Capareiros, Viana do Castelo

A Casa do Povo de Capareiros foi constituída em 1936, abrangendo uma freguesia com aproximadamente 3.500 habitantes, em 1944. Esta era uma freguesia maioritariamente rural, com um certo número de indústrias que a diferenciam nitidamente dos meios essencialmente agrícolas”, de entre as quais se destacam a serração de madeiras, a olaria, entre outras.

O seu edifício-sede terá sido construído entre a fundação da Casa do Povo e 1944, altura em que um relatório de inspeção referia que esta se situava em terreno oferecido pela Junta de Freguesia e correspondia à planta oficial tipo A, consideravelmente aumentada.

Em 1948, o edifício encontrava-se degradado, pelo que foi concedida uma comparticipação do Estado de 15.800$00 para a substituição total do teto do salão de festas, a reparação do estuque dos restantes tetos, a pintura de todo o madeiramento do telhado, o restauro das pinturas de todas as caixilharias e construção de um muro em alvenaria para vedação do quintal. Estes trabalhos foram iniciados em abril de 1954 e concluídos em julho do mesmo ano.

Se a Casa do Povo de Capareiros não foi inicialmente bem recebida - conforme o relatório de inspeção de 1944, que indicava ser o ambiente político da freguesia ainda “muito influenciado pelo espírito dos antigos caciques da localidade” - dez anos depois, em 1954, um novo relatório descrevia a sede como sendo bastante frequentada, dispondo de jogos de sala, de uma mesa de ping-pong e de um aparelho de telefonia.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

O edifício existente corresponde, grosso modo, ao projeto para a construção dos edifícios destinados às Casas do Povo para as províncias do Minho, Douro, Trás-os-Montes e Beiras, Tipo A, aparentando ter sido ampliado com um segundo piso após a sua construção inicial.

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício da Casa do Povo de Capareiros situa-se no limite norte da freguesia, no lugar de Barroselas, junto à Estrada Nacional 308 e à estação de caminho de ferro de Barroselas. Encontra-se no que era o centro cívico da freguesia, próximo das escolas, da antiga sede dos Bombeiros Voluntários e antigo posto posto dos CTT e, hoje, do atual Centro de Saúde e do Centro Social e Cultural de Barroselas.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
ant. 1944
Atividades

Localização

Comunidade
Lugar
Capareiros
Morada
Rua da Estação, Barroselas, Viana do Castelo
Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Utilização Inicial
Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de Capareiros, Viana do Castelo. Acedido em 22/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31346/edificio-da-casa-do-povo-de-capareiros-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).