Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Junta de Freguesia, Castelo do Neiva, Viana do Castelo

No início de 1955, a freguesia de Castelo do Neiva era descrita como uma das mais importantes do concelho, “quer sob o ponto de vista agrícola, quer como centro piscatório, onde ocupa lugar de destaque no abastecimento dos seus mercados”, e notava-se a necessidade de um posto médico para a “enorme população ribeirinha de Castelo do Neiva, que [tinha] matriculadas na Capitania do Porto de Viana do Castelo cerca de 230 embarcações de pesca”. Ao mesmo tempo, referia-se em documentos oficiais, que as reuniões da Junta de Freguesia se faziam há muitos anos em casas particulares, com falta de espaço e outras comodidades, do que resultava uma baixa participação da população.

Considerando o posto médico existente insuficiente, já que “instalado num autentico pardieiro debaixo do qual existe um curral de suínos”, a Junta Central das Casas dos Pescadores havia já, nessa altura, concedido 30.000$00 para a construção de um novo, a criar e sustentar por essa instituição. Em abril de 1955, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo solicitou ao Ministro das Obras Públicas uma comparticipação para a construção de um edifício para a Junta de Freguesia de Castelo do Neiva com posto médico, que foi autorizada apenas em agosto de 1957.

Com comparticipação assegurada e em terrenos doados por particulares à Junta de Freguesia, os trabalhos, adjudicados a Manuel Alves por aproximadamente 170.000$00, arrancaram no início de 1958. Em março de 1959, encontravam-se concluídos.

No ano seguinte, a Junta de Freguesia propôs que o edifício fosse transferido para a Junta Central das Casas dos Pescadores, por não conseguir liquidar o empréstimo contraído ao Banco. Desconhece-se se a transferência foi realizada.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Notas

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício da Junta de Freguesia de Castelo do Neiva localiza-se junto à Estrada Nacional 13-2, perto do extremo nascente da freguesia, a cerca de 2km da costa.

Originalmente, o edifício era composto por dois volumes, que se distinguiam em planta e por uma diferença na altura do telhado. O volume principal incluía uma sala para reuniões, palestras e exibições de caráter educativo, e dependências para reuniões da Junta e instalação do Posto de Regime Civil. O volume lateral, ligeiramente avançado, continha o programa do posto médico (sala de espera, consultório e vestiário para o médico, sala de curativos e sanitários).

O edifício atualmente existente aparenta ser uma ampliação do edifício original, sendo ainda possível reconhecer partes da traça original nos alçados sul e nascente.

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Data de Conclusão
1959
Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Estrada Nacional 13-3
Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)
Contexto
CosteiroContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia, Castelo do Neiva, Viana do Castelo. Acedido em 21/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31381/edificio-da-junta-de-freguesia-castelo-do-neiva-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).