Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício da Junta de Freguesia de Subportela, Viana do Castelo

A construção do edifício da Junta de Freguesia de Subportela inseriu-se no âmbito do Plano Comemorativo de 1966, juntamente com outros edifícios com o mesmo fim em várias freguesias periféricas do concelho de Viana do Castelo. Tendo como objetivo a inauguração de obras públicas em todas as freguesias do país, este Plano foi lançado em inícios de 1965. Num ofício do Ministro das Obras Públicas, de fevereiro desse ano, este referia o “o propósito de fazer figurar no Plano não só os grandes empreendimentos executados pelo Ministério das Obras Públicas (…) como também os melhoramentos públicos levados a efeito pelas Câmara Municipais e outras entidades, oficiais ou particulares”, considerando-se desejável que “todos os distritos e todos os concelhos tivessem representação significativa no plano a elaborar, através de realizações de nítido interesse para o seu progresso, com menção especial para as áreas rurais”.

Em outubro de 1965, a Câmara Municipal de Viana do Castelo solicitou assistência técnica da Direção de Urbanização do distrito para a elaboração de projetos no âmbito do Plano Comemorativo, entre os quais figuravam um conjunto de edifícios para Juntas de Freguesia.

Assim, o projeto da Junta de Freguesia de Subportela, datado de 11 de outubro de 1965, foi elaborado pelo agente técnico de engenharia da Direção de Urbanização de Viana do Castelo, José Teiga Mano. Em dezembro do mesmo ano, foi autorizada a concessão de um subsídio de 25.000$00 à Câmara Municipal de Viana do Castelo, para a sua construção. Os trabalhos, adjudicados a José António Alves Fornelos, iniciaram-se em maio de 1966. Desconhece-se a data exata de conclusão da obra, que será anterior a outubro do mesmo ano, altura em que se emitiu o auto de receção provisória da obra.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
1966
Comunidade

Localização

Distrito Histórico (PT)
Viana do CasteloDistrito Histórico (PT)

Estado e Utilização

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Importância, Particularidades, Similaridades, Posição Relativa (Geografia e Cronologia)

O projeto original da Junta de Freguesia de Subportela seguia um de três modelos-tipo para edifícios de Junta de Freguesia, construídos no concelho de Viana de Castelo no âmbito do Plano Comemorativo de 1966, sendo idêntico ao utilizado na sede da Junta de Freguesia de Portela Suzã. Os outros dois modelos são semelhantes, apresentando-se como ligeiras variações da mesma organização topológica: um salão principal e um gabinete, ambos com acesso através de um espaço de alpendre e com uma porta de ligação entre os dois; sanitários e espaço de arquivo acessíveis pelo gabinete. As freguesias de Vila Franca, Perre e Geraz do Lima partilham o mesmo projeto original, assim como as de Cardielos, Punhe e Vila Mou.

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O projeto da Junta de Freguesia de Subportela procurava dar resposta às necessidades de espaço da Junta de Freguesia com uma construção simples e económica. O programa desenvolve-se num só volume de um piso, com alpendre. A entrada principal dá acesso ao salão da Junta e uma entrada secundária ao gabinete de presidente, no qual se inserem espaços de arquivo e de sanitários.

Materiais e Tecnologias

Estrutura
Construção
Alvenaria de TijoloMateriais Construção

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2024, com base em diferentes fontes documentais.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Junta de Freguesia de Subportela, Viana do Castelo. Acedido em 19/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31453/edificio-da-junta-de-freguesia-de-subportela-viana-do-castelo

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).