Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Tribunal Judicial, Abrantes

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Identificação

Data de Conclusão
post. 1971
Comunidade

Localização

Morada
Rua da Esplanada 1.º de Maio, Abrantes
Distrito Histórico (PT)
SantarémDistrito Histórico (PT)
Contexto
InteriorContexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra
Utilização Inicial

Cronologia de Atividades

Atividades

Descrição Breve

Análise Conjugada de Forma, Função e Relação com o Contexto

O edifício do Tribunal Judicial de Abrantes localiza-se no limite sudueste do aglomerado urbano antigo da cidade, numa plataforma plana com ampla visibilidade sobre a paisagem circundante, onde previamente se realizava a feira. Hoje, esta plataforma é composta por um amplo espaço de circulação viária e estacionamento, sendo conformada pelo antigo Mercado Municipal, a norte, pelo Tribunal, a sul, por um quarteirão edificado a nascente e pela diferença de cota a poente.

O programa do Tribunal organiza-se num edifício em forma de U, com dois pisos, cuja fachada principal plana se prolonga num alpendre com pé-direito duplo e a fachada posterior se desenha em torno de um pequeno pátio, que dá acesso ao que originalmente seria uma galeria exterior gradeada de acesso às celas para os réus. Pela entrada principal, acede-se a um espaço de átrio central, a partir do qual se tem acesso imediato ao vestíbulo de acesso ao segundo piso e a um segundo átrio, menor, que leva à secretaria, espaços de atos solenes e conservadoria. Ainda no primeiro piso, localizar-se-ia a residência do oficial-porteiro, assim como uma segunda zona pública destinada ao notariado. No segundo piso, localiza-se a sala de audiências, diversos gabinetes, a biblioteca, a secretaria judicial e um amplo arquivo.

Esta obra encontra-se em estudo. Em breve será disponibilizada mais informação. Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Tribunal Judicial, Abrantes. Acedido em 18/09/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/31529/tribunal-judicial-abrantes

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).