Edifício da Casa do Povo de S. Miguel de Rio Torto, Abrantes
A Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto foi fundada em 1934 e abrangia uma população de, aproximadamente, 1.800 habitantes.
Pouco tempo após a sua fundação, em 1938, a Casa do Povo já dispunha de projeto para a construção de um edifício sede. No entanto, em 1952, por razão desconhecida, o projeto não tinha ainda saído do papel: um relatório de inspeção à Casa do Povo referia não existir ainda uma sede própria, encontrando-se a Casa do Povo instalada num “casarão desconfortável”, onde se tinha montado uma biblioteca e instalado um aparelho de TSF e uma mesa de pingue-pongue. Assim, embora instalada em más condições, era descrita como uma das melhores do distrito de Santarém. Dispunha de assistência médica e concedia subsídios por doença, morte, invalidez e nascimento, mantinha uma banda de música e realizava bailes e sessões de cinema. sendo estimada e utilizada pela população.
A sede da Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto terá sido concluída em 1956, segundo inscrição na calçada do pátio frontal do edifício. Em novembro de 1957, a sede foi considerada magnífica.
Passados quase duas décadas desde a elaboração do primeiro projeto, a população de S. Miguel de Rio Torto havia aumentado consideravelmente. O censo de 1950 indicava que a freguesia tinha quase 5.000 habitantes, dos quais 1.131 eram sócios da Casa do Povo, apesar do grande peso da indústria no emprego local. Aos 300 a 350 operários membros da Casa do Povo atribuía-se “uma grande parte da excepcional vitalidade do organismo”. Nesta altura, a Casa do Povo possuía uma banda de música, um grupo de futebol com campo de jogos próprio e organizava sessões de cinema ambulante. Sobre estas, referia-se que os filmes escolhidos, embora não oferecessem “grandes preocupações, salvo dois ou três, só obedecem ao critério de lisonjear o gosto de um público já bastante deseducado”.
Notas
Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)
Localização
Estado e Utilização
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em setembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabalho:
Arquitectura Aqui (2024) Edifício da Casa do Povo de S. Miguel de Rio Torto, Abrantes. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/35363/edificio-da-casa-do-povo-de-s-miguel-de-rio-torto-abrantes